Quem sou eu

Minha foto
Sou amante dos animais e da natureza. Busco um caminho além das fronteiras impostas pelo homem. Procuro um meio de conhecer mais, aventurando e convivendo com esse universo além do ser humano, o mundo dos animais e das plantas, aonde existe vida. Acima de tudo este projeto foi criado para conscientizar as pessoas, mostrando muitos desses maravilhosos animais, fazendo-as compreender sua beleza e sua importância para o meio ambiente e para nós, humanos. Também temos como objetivo falar sobre todos os aspectos relacionados ao meio ambiente e a sustentabilidade. Lembrando que cada um de nós precisa fazer sua parte, para que possamos viver em um mundo sustentável. Qualquer dúvida é só entrar em contato! Marcus Farah.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Energia Hidrelétrica

A energia hidrelétrica é uma energia limpa e renovável, aonde se é aproveitada a energia cinética da água em movimento e não se usa combustíveis fósseis para gerar energia.

As usinas hidrelétricas são construídas em cursos de rios, no interior de muros de contenção de represas capazes de armazenar grandes quantidades de água. Essa água passa por tubulações que ficam localizadas no fundo da represa, com muita força e velocidade, acertando as pás das turbinas e as fazendo se movimentarem. Neste processo, a energia potencial da água se transforma em energia mecânica do movimento das turbinas. Esse movimento gera a corrente elétrica do gerador. Essa energia elétrica é levada às cidades através de fios elétricos.


Fonte da foto: Wikipédia

Impactos ambientais causados pelas usinas hidrelétricas:

A energia hidrelétrica é uma energia limpa, ou seja, praticamente não contamina o ambiente. Entretanto, a construção de usinas causa um impacto brutal no ecossistema local, pois, com a construção da represa, o habitat natural local é fortemente alterado, obrigando animais que nele vivem a emigrar para outros lugares, quando isso não é possível, eles morrem, além de forçar o manejo das populações ribeirinhas locais.

A energia hidrelétrica é responsável por cerca de 18% do abastecimento elétrico no mundo.
No Brasil se utiliza muito desse tipo de energia por causa da sua enorme quantidade de rios, o que facilita o uso de tal energia. O custo do investimento para uma usina hidrelétrica é muito caro devido as obras de grande porte.

Estamos à procura de uma energia limpa e barata. A energia hidrelétrica, apesar de limpa, não é a energia ideal por causa dos seus impactos ao ecossistema local e pelo seu alto custo. Nas próximas postagens veremos outras fontes de energia limpa!

Um comentário:

  1. Mudar uma matriz,energética não é tarefa fácil.e diante do consumo crescente de energia nos grandes centros urbanos os provedores vão precisar estarem mas integralizados. com as outras matrizes sejam esta eólicas,solares,com vista a diminuírem os custo hoje de sua matriz hidráulica...pesadíssima.

    ResponderExcluir