Quem sou eu

Minha foto
Sou amante dos animais e da natureza. Busco um caminho além das fronteiras impostas pelo homem. Procuro um meio de conhecer mais, aventurando e convivendo com esse universo além do ser humano, o mundo dos animais e das plantas, aonde existe vida. Acima de tudo este projeto foi criado para conscientizar as pessoas, mostrando muitos desses maravilhosos animais, fazendo-as compreender sua beleza e sua importância para o meio ambiente e para nós, humanos. Também temos como objetivo falar sobre todos os aspectos relacionados ao meio ambiente e a sustentabilidade. Lembrando que cada um de nós precisa fazer sua parte, para que possamos viver em um mundo sustentável. Qualquer dúvida é só entrar em contato! Marcus Farah.

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Ubatuba - Parte 1

No meu primeiro dia de folga resolvi ir visitar novamente o Projeto Tamar. Porém, agora mostrarei o que encontrei antes de chegar ao Tamar.

 A vida na Terra teve origem no mar, e até hoje grande parte dos seres vivos vivem no mar ou próximos a ele. Muitas aves habitam a costa, se alimentando dos organismos marinhos ali presentes.

As aves possuem penas à prova d'água que ajudam a conservar o calor no corpo. Essa impermeabilidade é proporcionada por um óleo de uma glândula localizada acima da base da cauda. As aves esfregam esse óleo sobre as penas com seus bicos, para impermeabiliza-las.

O biguá (foto abaixo) não possui tal glândula, assim, encharcando as penas e facilitando o mergulho, já que se alimenta mergulhando em busca de peixes, podendo passar um bom tempo debaixo d'água. Se suas penas fossem impermeáveis, dificultaria esse mergulho. Por esse motivo, o biguá é visto muitas vezes com as asas abertas, se secando no sol.


Abaixo pode-se observar duas garças-branca, porém, de espécies diferentes! A maior é a garça-branca-grande e a menor é a garça-branca-pequena. A garça-branca-grande pode chegar a medir até 90 cm, enquanto a pequena, de 51 a 61 cm. A garça-branca-pequena é facilmente confundida com o filhote da garça-branca-grande, porém, uma das diferenças é que  a garça-branca-pequena apresenta o bico escuro.


O gaivotão é uma ave costeira, muito encontrada no litoral brasileiro, em manguezais, praias, dunas, restingas e lhas. Nidifica em ilhas próximas a costa, entre o Rio de Janeiro e Santa Catarina, durante o inverno. Em Ubatuba é muito fácil avistar essa ave.


Confiram abaixo o primeiro vídeo feito em Ubatuba e fiquem ligados, porque logo falaremos sobre as tartarugas-marinhas e o Projeto Tamar!



Trilha sonora:
Charlie Brown Jr - Ritmo, ritual e responsa (abertura) 
Armandinho - Onda no arraial
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário