Quem sou eu

Minha foto
Sou amante dos animais e da natureza. Busco um caminho além das fronteiras impostas pelo homem. Procuro um meio de conhecer mais, aventurando e convivendo com esse universo além do ser humano, o mundo dos animais e das plantas, aonde existe vida. Acima de tudo este projeto foi criado para conscientizar as pessoas, mostrando muitos desses maravilhosos animais, fazendo-as compreender sua beleza e sua importância para o meio ambiente e para nós, humanos. Também temos como objetivo falar sobre todos os aspectos relacionados ao meio ambiente e a sustentabilidade. Lembrando que cada um de nós precisa fazer sua parte, para que possamos viver em um mundo sustentável. Qualquer dúvida é só entrar em contato! Marcus Farah.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

São Sebastião do Paraiso - Parte 3


No mesmo dia em que encontramos o anu-preto, conseguimos registrar esse carcará se alimentando e esse belo tesourinha! Presentes incríveis que a natureza nos deu!


No dia seguinte, fomos até uma fazenda para acompanhar o processo de aplicação de produtos no café, infelizmente choveu e por motivos técnicos não pode ocorrer a aplicação no mesmo dia, mas isso não nos impediu de ver bichos! Logo quando chegamos avistamos esses curicacas(assistam o vídeo ao fim da postagem).

Avistamos também esse casal de quero-quero, que vivem em campos abertos, tem um canto muito característico e pode ser encontrado em todo o Brasil!

Esse é o pica-pau-do-campo(Colaptes campestris), que como o próprio nome diz, habita campos e cerrados. Vive em casais ou em pequenos grupos. Existem duas subespécies desse pica-pau, a C. campestris campestroides, branca e a C. campestris campestris, negra (subespécie do pica-pau da foto).

Esse é o famoso fogo-apagou, que tem esse nome devido ao seu canto, um som bem típico da roça! Ele é da ordem dos columbiformes, a mesma que as pombas e rolinhas. Ornitólogos vêm relatando um declínio nas populações desta espécie, e atribuem isso à competição com a pomba-de-bando, que vem aumentando sua distribuição.



E continuem nos acompanhando porque ainda há muitas surpresas ainda por vir!

2 comentários:

  1. É a pura verdade a questão do fogo-apagou... Lembro-me perfeitamente do seu avô, o grande e querido Salim, dizendo que não via mais tantos como antes.

    E na terça, dia 07/01/2012, me impressionei. Fui ao Parque Severo Gomes e vi mais de vinte pombas-de-bando juntas, uma cena nova para mim aqui na cidade. O que será que está acontecendo?

    ResponderExcluir
  2. É verdade, as pombas-de-bando estão aumentando de uma maneira impressionante, e isso prejudica as populações de fogo-apagou, assim como as de rolinha-roxa, acredita-se, isso devido à competição entre as espécies.

    ResponderExcluir