Quem sou eu

Minha foto
Sou amante dos animais e da natureza. Busco um caminho além das fronteiras impostas pelo homem. Procuro um meio de conhecer mais, aventurando e convivendo com esse universo além do ser humano, o mundo dos animais e das plantas, aonde existe vida. Acima de tudo este projeto foi criado para conscientizar as pessoas, mostrando muitos desses maravilhosos animais, fazendo-as compreender sua beleza e sua importância para o meio ambiente e para nós, humanos. Também temos como objetivo falar sobre todos os aspectos relacionados ao meio ambiente e a sustentabilidade. Lembrando que cada um de nós precisa fazer sua parte, para que possamos viver em um mundo sustentável. Qualquer dúvida é só entrar em contato! Marcus Farah.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Constribuições para a sustentabilidade - 2

Boa tarde leitores! Estamos aqui nessa quarta-feira para falar de mais uma contribuição que você, leitor, pode fazer para contribuir com a preservação ambiental!

Não se omita!

Sempre que presenciar um crime ambiental, não se cale! Ligue imediatamente para o órgão ambiental local, estadual ou federal (como o IBAMA, por exemplo) e faça a denúncia, não espere que outra pessoa o faça, faça a sua parte! Se ficar calado, se tornará cúmplice.

E lembre-se, segundo o artigo 225 da nossa Constituição Federal:

Artigo 225: ‘’Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações’’.

Então não deixe que esse direito seja violado! 

Exemplos de crimes ambientais: maltratos aos animais; venda ilegal de animais silvestres; porte ilegal de animais silvestrar; desmatamento ilegal, sem possuir uma licença ambiental; garimpo ilegal; danificar as APPs (Áreas de Preservação Permanente); entre outros.

Observação: Quem tiver um animal silvestre como bicho de estimação, tem que ter a nota fiscal emitida pelo criadouro ou comerciante que tenha autorização do IBAMA. Na nota fiscal deve constar o nome científico e popular do bicho, tipo e número de identificação individual do espécime, que poderá ser uma anilha fechada e/ou um micro-chip. (Segundo o próprio site do IBAMA).

Segue o telefone da sede do IBAMA, em Brasília: 61-3316-1212

Se você não tiver o telefone do órgão ambiental local, pode ligar para o IBAMA de Brasília que eles lhe informação o telefone do IBAMA mais próximo da região do crime ambiental, para que se possa fazer a denúncia e para que as medidas certas possam ser tomadas.

Essa foi a segunda dica sustentável! Fiquem atentos que na semana que vem postaremos uma nova dica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário