Quem sou eu

Minha foto
Sou amante dos animais e da natureza. Busco um caminho além das fronteiras impostas pelo homem. Procuro um meio de conhecer mais, aventurando e convivendo com esse universo além do ser humano, o mundo dos animais e das plantas, aonde existe vida. Acima de tudo este projeto foi criado para conscientizar as pessoas, mostrando muitos desses maravilhosos animais, fazendo-as compreender sua beleza e sua importância para o meio ambiente e para nós, humanos. Também temos como objetivo falar sobre todos os aspectos relacionados ao meio ambiente e a sustentabilidade. Lembrando que cada um de nós precisa fazer sua parte, para que possamos viver em um mundo sustentável. Qualquer dúvida é só entrar em contato! Marcus Farah.

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Mata Atlântica - Curso Ecoturismo e Técnicas Básicas de Sobrevivência

Nesse final de semana do dia 12 de abril estarei realizando um curso de Ecoturismo e Técnicas básicas de sobrevivência na serra da Cantareira, em São Paulo, com a equipe Trilhas da Terra.

A serra da Cantareira é um Parque Estadual constituído pelo bioma da Mata Atlântica.

Mata Atlântica

A Mata Atlântica ocupa grande parte da região litorânea brasileira. Já ocupou 1.315.460 km² divididos em 17 estados no Brasil. Hoje só restam 8,5% de mata nativa. Atualmente é o bioma brasileiro mais ameaçado pelo desmatamento.

A Mata Atlântica tem como principais características a presença de árvores de médio e grande porte que formam uma floresta fechada e densa. As grandes árvores impedem a penetração da luz solar, gerando sombra e umidade na mata.

É um dos biomas mais ricos em biodiversidade, comportando mais de 20 mil espécies de plantas, sendo 8 mil endêmicas, como o pau-brasil; 270 espécies de mamíferos, como a anta, o bugio e a onça-pintada; 992 de aves, como a arara-azul-pequena; 197 de répteis; 372 anfíbios e 350 espécies de peixes, segundo o SOS Mata Atlântica. Segundo o SOS, mais da metade das 633 espécies de animais em extinção no Brasil estão presentes na Mata Atlântica. A onça-pintada; arara-azul-pequena; tatu-canastra e o tamanduá-bandeira são exemplos de animais em risco de extinção que podem ser encontrados na mata-atlântica.

Tudo preparado, agora vamos tentar dormir um pouco e ir para a Cantareira. Bom final de semana a todos e aguardem porque espero ter muito material para vocês depois desse curso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário