Quem sou eu

Minha foto
Sou amante dos animais e da natureza. Busco um caminho além das fronteiras impostas pelo homem. Procuro um meio de conhecer mais, aventurando e convivendo com esse universo além do ser humano, o mundo dos animais e das plantas, aonde existe vida. Acima de tudo este projeto foi criado para conscientizar as pessoas, mostrando muitos desses maravilhosos animais, fazendo-as compreender sua beleza e sua importância para o meio ambiente e para nós, humanos. Também temos como objetivo falar sobre todos os aspectos relacionados ao meio ambiente e a sustentabilidade. Lembrando que cada um de nós precisa fazer sua parte, para que possamos viver em um mundo sustentável. Qualquer dúvida é só entrar em contato! Marcus Farah.

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Ecoturismo e sobrevivência - Dia 1

Nos dias 12 e 13 de abril participamos do curso de Ecoturismo e Técnicas Básicas de sobrevivência com a equipe Trilhas da Terra. 
O ponto de encontro foi no restaurante DIB na divisa de Mairiporã e São Paulo. De lá fomos para a trilha que nos levaria ao local do acampamento.



No caminho encontramos algumas aranhas. A aranha Nephila foi a mais vista. Esse gênero de aranha é muito comum em regiões quentes do continente americano. No Brasil elas podem ser encontradas por toda a região da Mata Atlântica. Esta aranha é uma tecedeira que constrói suas teias com formato circular em locais entre a vegetação onde insetos costumam voar. A seda de sua teia é muito resistente, podendo ser perigosa até para pequenos passos que ficam presos.


Os anfíbios nos acompanharam durante todo o primeiro dia. O primeiro que encontramos foi esse sapo-de-chifres. Apesar do nome e de falarmos no vídeo abaixo que se trata de um sapo, este animal é da família das rãs. O apelido de sapo deve-se a sua pele camuflada e enrugada e por caminhar pelo chão da floresta. O nome popular sapo-de-chifres se deve as suas ''sobrancelhas'' que possuem o formato parecido com cifres.


Na primeira parte do curso aprendemos a arrumar a mochila para uma trilha de acordo com as prioridades. Mesmo se a trilha for de apenas um dia, deve-se estar sempre preparado e equipado caso precise ficar mais tempo e montar um acampamento, pois a natureza é sempre imprevisível.


Após a aula de como montar uma mochila, nós montamos o acampamento. Ficamos em barracas, mas o Eduardo, nosso guia, montou um abrigo improvisado no chão. A preferência é que o abrigo esteja sempre no alto e longe do chão, para evitar animais como cobras, mas no chão também é muito útil se você precisar passar a noite na mata.


A uma certa distância do acampamento, cavamos a latrina, que serve como vaso sanitário, onde são feitas as necessidades.


Depois de nos instalarmos, fizemos uma trilha até uma cachoeira e no caminho encontramos esse tucano-de-bico-verde. É uma ave que vive em áreas florestadas, principalmente na mata atlântica. Apesar termos conseguido apenas uma foto e registrar só um indivíduo havia mais tucanos por perto. Sabemos disso pois ouvimos o canto desses animais por um bom tempo, mas por ser mata fechada e por eles estarem na copa das árvores, foi  difícil visualizá-los. Felizmente conseguimos uma foto!


Após uma trilha bem cansativa, pudemos relaxar tomando um banho de cachoeira mais que merecido!


No caminho de volta encontramos outro anfíbio. Este é um exemplar macho da perereca-de-banheiro. Sabe-se que é macho devido a sua coloração, característica dos machos quando estão em atividade reprodutiva.


Esta taturana estava andando na minha perna. O perigo desses animais está em suas cerdas (pelos), que causam fortes queimaduras. Dei sorte dessas cerdas não encostarem em mim.


Chegando da trilha acendemos uma fogueira para nos aquecer durante a noite e preparamos nosso jantar. No meu caso, um delicioso enlatado de atum!


No meio da noite encontramos essa perereca perto do acampamento. Não consegui identificá-la. Se alguém souber qual é essa espécie, deixe nos comentários. Obrigado!


Encontramos duas pererecas e uma rã (sapo-de-chifre). Com tantos anfíbios, acho importante explicar a diferença entre esses animais.  Os sapos, rãs e pererecas são anfíbios anuros, ordem de anfíbios sem cauda. 

Sapos - Anuros de pele rugosa, seca e com verrugas. Pernas curtas, o que não permite que esses animais deem pulos de longa distância.
Rãs - Pele lisa e pernas longas, que permitem saltos longos. Suas patas traseiras podem ter membranas que auxiliam a rã a nadar. 
Pererecas - Pele lisa, pernas longas e patas dotadas de ventosas (servem para a fixação, ajudando a subir em árvores).



Trilha sonora:
AC/DC - Rock'n roll train (abertura)
Erick Johnson - Cliffs of Dover  
Justin Moore - How I Got To Be This Way
Pearl Jam - Last Kiss

Esse foi o primeiro dia do curso na mata atlântica. Em breve mostraremos como foi o segundo dia. Fiquem ligados!

2 comentários:

  1. Parabéns pelo blog e material nele publicado, isso mostra que ainda temos muitos jovens interessados em pesquisa.
    Estan

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Esta! Fico feliz que tenha gostado.

    Marcus Farah

    ResponderExcluir