Quem sou eu

Minha foto
Sou amante dos animais e da natureza. Busco um caminho além das fronteiras impostas pelo homem. Procuro um meio de conhecer mais, aventurando e convivendo com esse universo além do ser humano, o mundo dos animais e das plantas, aonde existe vida. Acima de tudo este projeto foi criado para conscientizar as pessoas, mostrando muitos desses maravilhosos animais, fazendo-as compreender sua beleza e sua importância para o meio ambiente e para nós, humanos. Também temos como objetivo falar sobre todos os aspectos relacionados ao meio ambiente e a sustentabilidade. Lembrando que cada um de nós precisa fazer sua parte, para que possamos viver em um mundo sustentável. Qualquer dúvida é só entrar em contato! Marcus Farah.

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Ecoturismo e sobrevivência - Dia 2

Passamos uma noite bem fria e chuvosa. Pela manhã, a primeira coisa a fazer foi comer um delicioso café da manhã composto por enlatado de salsicha e água morna recém purificada! 

Todas as águas naturais possuem uma infinidade de microrganismos e podem vir a causar doenças se ingeridas sem serem purificadas. As águas de rios geralmente oferecem menos riscos pois estão em movimento, circulando, o que permite uma filtração natural. Mesmo assim, oferecem riscos a saúde devido a presença desses microrganismos. Águas estagnadas (paradas) oferecem ainda mais riscos, pois não escoam para nenhum lugar, assim, diversos insetos depositam suas larvas nessas águas e protozoários aparecem com mais frequência, aumentando os riscos a saúde.

Para se purificar a água em situações de sobrevivência, trilhas, etc, pode-se utilizar o comprimido Clorin, que é um comprimido a base de cloro ativo cujo objetivo é combater as bactérias presentes na água.  Para cada 1l de água a ser purificada é preciso colocar 1 comprimido do Clorin e esperar meia hora para o consumo. Quando não há a possibilidade de se ferver a água, essa é a melhor maneira de se obter água potável. É importe sempre levar consigo uma cartela com esse comprimido quando for acampar ou fazer trilhas. o Clorin pode ser encontrado em lojas de camping, caça, pesca e em farmácias.

Apesar do Clorin, a melhor opção para se purificar a água é ferve-la, pois as altas temperaturas matam os microrganismos. 


Antes de sairmos para a trilha que nos levaria a cachoeira onde realizamos o rapel, tivemos um básico curso de nós, onde aprendemos cerca de 5 nós básicos, como o nó oito básico e o nó nove.


Depois de aprendermos alguns nós básicos, seguimos à trilha da cachoeira, que durou cerca de 1h30. Em alguns momentos o silêncio também faz parte da sobrevivência. Houve um momento em que tivemos que ficar em silêncio devido a presença de uma colmeia de marimbondos. Se fizéssemos barulho, os marimbondos poderiam atacar.


Após 1h30 de trilha chegamos a cachoeira onde realizamos o rapel. A cachoeira possui uma inclinação de cerca de 70º e 40 metros. Apesar de não ter uma inclinação de 90º, por ser uma cachoeira, o chão é muito escorregadio, dificultando a descida. 
O rapel é uma atividade vertical praticada utilizando técnicas verticais, cordas e equipamentos de proteção adequados para a descida de obstáculos como cachoeiras, paredões, prédios, etc. É uma técnica muito utilizada em atividades de Turismo de Aventura e por espeleólogos em explorações de cavernas. Antes da prática do rapel, é preciso que o praticante tenha tido instruções básicas, cursos preparatórios e seja acompanhado por um especialista.


E assim chegamos ao final do curso Ecoturismo e Técnicas Básicas de sobrevivência ministrado pelo Eduardo da Equipe Trilhas da Terra. Foi um fim de semana incrível onde vivemos experiências únicas, fizemos novas amizades e pudemos estar em contato com a natureza e seus seres incríveis. 
Gostaria de deixar um agradecimento especial ao Eduardo, pela oportunidade de realizarmos o curso e estarmos em contato com a natureza. Gostaria de agradecer também ao Raul, Gisele e Thiago, que também participaram do curso e juntos, vivenciamos essa experiência fantástica. 


Confiram abaixo o vídeo do segundo dia do curso. 


Trilha sonora:
AC/DC - Rock'n, roll train (abertura)
Joe Satriani - Summer Song
The Tokens - The lion sleeps tonight
Jerry C - Canon rock

Obrigado por nos acompanharem e fiquem ligados no Momento Spirito Selvagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário