Quem sou eu

Minha foto
Sou amante dos animais e da natureza. Busco um caminho além das fronteiras impostas pelo homem. Procuro um meio de conhecer mais, aventurando e convivendo com esse universo além do ser humano, o mundo dos animais e das plantas, aonde existe vida. Acima de tudo este projeto foi criado para conscientizar as pessoas, mostrando muitos desses maravilhosos animais, fazendo-as compreender sua beleza e sua importância para o meio ambiente e para nós, humanos. Também temos como objetivo falar sobre todos os aspectos relacionados ao meio ambiente e a sustentabilidade. Lembrando que cada um de nós precisa fazer sua parte, para que possamos viver em um mundo sustentável. Qualquer dúvida é só entrar em contato! Marcus Farah.

terça-feira, 24 de junho de 2014

Oliveira - Pé de azeitona

A oliveira é uma árvore de folhas perenes, ou seja, mantém sua folhagem durante todo o ano. Em geral, chega a medir de 4 a 5 metros, mas há casos em que chegam a ultrapassar os 10 metros. Suas folhas possuem coloração verde escura  por cima e acinzentada por baixo. Suas flores são pequenas, brancas e surgem em cachos na estação da primavera. Seu fruto é conhecido como oliva ou azeitona e seu tamanho e forma podem variar.


Seus frutos só podem ser consumidos após serem processados, na forma de azeite ou de conserva. Uma oliveira rende em média 20kg de azeitonas. 
Para se produzir  1 litro de azeite são necessários de 5 a 6 kg de azeitonas, em média.
Seu cultiva é feito principalmente na região mediterrânea, sendo a Itália e a Espanha seus maiores produtores.


A oliveira é capaz de se adaptar a tipos variados de solo, porém, é exigente em relação as condições climáticas. O clima deve ser seco no verão e frio e úmido no inverno. Seu ciclo produtivo tem inicio entre 5 e 10 anos de idade, variando de acordo com as condições de cultivo e climáticas.


Enquanto ''experimentávamos'' a oliveira, pude ouvir um canto ''quiriquiri'' do menor falcão e uma das menores aves de rapina do Brasil, o quiriquiri. Chega a medir 27 centímetros e pesar até 140g.
Este falcão encontrado em todo o território brasileiro vive em áreas abertas, semi-urbanizadas e margens de estradas.


Confiram nosso vídeo sobre a oliveira!

Nenhum comentário:

Postar um comentário