Quem sou eu

Minha foto
Sou amante dos animais e da natureza. Busco um caminho além das fronteiras impostas pelo homem. Procuro um meio de conhecer mais, aventurando e convivendo com esse universo além do ser humano, o mundo dos animais e das plantas, aonde existe vida. Acima de tudo este projeto foi criado para conscientizar as pessoas, mostrando muitos desses maravilhosos animais, fazendo-as compreender sua beleza e sua importância para o meio ambiente e para nós, humanos. Também temos como objetivo falar sobre todos os aspectos relacionados ao meio ambiente e a sustentabilidade. Lembrando que cada um de nós precisa fazer sua parte, para que possamos viver em um mundo sustentável. Qualquer dúvida é só entrar em contato! Marcus Farah.

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Sul de Minas - Parte 2

Dessa vez, visitamos uma região que a tempos não íamos. O Bairro dos Pimentas. No pouco tempo que passamos lá, conseguimos notar que a biodiversidade é maior do que em outras regiões próximas.
Logo de cara avistamos um gado se alimentando em um pasto aberto. Junto a este gado vimos algumas garças-vaqueiras e um pequeno bando de curicacas.
As garças-vaqueiras tem esse nome porque são frequentemente avistadas junto ao gado, onde se aproveitam para se alimentar dos mosquitos que ficam no dorso desses animais. No fim de tarde, todas as garças-vaqueiras localizados em regiões próximas, voam para uma mesma árvore, onde dormem empoleiradas. Já tivemos a oportunidade de presenciar essa chegada delas. Confiram esse fenômeno fantástico clicando aqui e aqui!


No mesmo pasto em que encontramos o gado e as garças, avistamos um pequeno grupo de curicacas.
Os curicacas vivem em pequenos bandos ou em casais com hábitos diurnos e crepusculares. São comumente avistados em campos abertos, onde procuram seu alimento. Sua alimentação é composta por insetos e outros invertebrados, pequenos lagartos, cobras, anfíbios e ratos. Quando anoitece, o bando se empoleira em cima das árvores



Só para não perder o costume, conseguimos mais registros de seriemas! Não houve vez em que fomos lá e não avistamos esse belo animal. 



Este é um suiriri-cavaleiro, pássaro encontrado em toda a região sul e sudeste e por toda a costa brasileira. Passa a maior parte do tempo no solo, assim como o joão-de-barro, e vive em campos e paisagens abertas. Assim como a garça-vaqueira, também tem o hábito de seguir bandos de grandes mamíferos, para se alimentar dos carrapatos parasitas destes animais e outros insetos.


Este é um pássaro do gênero Myiarchus sp. Não sei ao certo a qual espécie pertence, isso porque as espécies dese gênero são muito parecidas, sendo difícil sua identificação exata, porém é um pássaro da mesma família do bem-te-vi e do suiriri.


No pouco tempo que passamos no Bairro dos Pimentas, conseguimos notar a diferença de biodiversidade da região, em relação as outras que visitamos. Em aproximadamente uma hora, conseguimos mais registros do que várias horas que passamos nos últimos dois dias em outras regiões. Isso se deve a plantação de cana-de-açúcar. O Bairro dos Pimentas é uma das poucas áreas da região que não foi atingida pelo cultivo da cana.
A cana-de-açúcar, apesar da facilidade de seu cultivo, causa muitos problemas para o meio ambiente, como a degradação do solo através da erosão e prejudicando a ciclagem de nutrientes, deixando este solo pobre. Assim, o solo fica infértil, impedindo que outros tipos de vegetação cresçam nesta área. A medida que a vegetação de uma determinada área diminui, a fauna também diminui.

Agora chegou a hora de ir pra casa. Fiquem ligados e até a próxima!
  


Nenhum comentário:

Postar um comentário