Quem sou eu

Minha foto
Sou amante dos animais e da natureza. Busco um caminho além das fronteiras impostas pelo homem. Procuro um meio de conhecer mais, aventurando e convivendo com esse universo além do ser humano, o mundo dos animais e das plantas, aonde existe vida. Acima de tudo este projeto foi criado para conscientizar as pessoas, mostrando muitos desses maravilhosos animais, fazendo-as compreender sua beleza e sua importância para o meio ambiente e para nós, humanos. Também temos como objetivo falar sobre todos os aspectos relacionados ao meio ambiente e a sustentabilidade. Lembrando que cada um de nós precisa fazer sua parte, para que possamos viver em um mundo sustentável. Qualquer dúvida é só entrar em contato! Marcus Farah.

sábado, 11 de outubro de 2014

Falta de água em São Paulo, e agora?

Olá pessoal. Imagino que todos estão preocupados com a escassez de água na grande São Paulo devido a falta de chuva na região e ao baixo nível do Sistema Cantareira e de outros sistemas que abastecem a região. O fato é que há falta e água, mas e agora? Não estou aqui para apontar culpados e falar sobre o que causou o problema (mesmo porque a água é um recurso finito e limitado), mas para dar dicas de como economizar água e como ter uma reserva de emergência.

Primeiramente é preciso economizar a água. É essencial que se evite desperdícios. Para isso, evite banhos demorados, não deixe a torneira ligada quando estiver escovando os dentes ou lavando a louça, de preferência a mangueiras com esguicho ou regadores na hora de regar as plantas, lave seu carro apenas quando for realmente necessário e quando o fizer, evite o desperdício. Sei que quem tem carro gosta sempre de manter o carro brilhando e o lava sempre que este está, mesmo que só um pouco, sujo. Sei mesmo como é essa necessidade de manter o carro limpo. Sou homem e dirijo (sem preconceitos, claro. É que geralmente o homem tem mais essa necessidade com os carros do que as mulheres), mas Toda vez que você leva seu carro para lavar, uma grande quantidade de água é desperdiçada.

Lembrando que já falamos sobre a economia de água na Dica Sustentável 16. Vale a pena conferir novamente.

Mantenha uma reserva de água em casa. Se a escassez ainda não o atingiu, aproveite e encha algumas garrafas pet vazias que tem em casa, como reserva para quando faltar água. Essa também é uma maneira de reutilizar as garrafas pet.
 
 
Faça o reuso da água. Há maneiras de se reutilizar a água da máquina de lavar roupas e do chuveiro. Essa água pode ser utilizada para a lavagem de quintal e na descarga de vasos sanitários, evitando ainda mais o desperdício. Pesquise a respeito sobre os sistemas existentes de captação, armazenamento e filtragem deste tipo de água.

Também pode-se fazer a captação da água das chuvas. Essa água captada pode ser utilizada na limpeza, em geral, para regar plantas e até para o consumo, se for tratada com cloro. Existem vários sistemas de captação de água de chuva. Pesquise e utilize o que preferir. A chuva pode não estar abundante, mas tudo o que puder aproveitar será útil.

E é claro. Preserve o meio ambiente, promova a educação ambiental para conscientizar as pessoas sobre os problemas ambientais e sempre que ver alguém cometendo algum crime ambiental, comunique o órgão responsável imediatamente. 
Segue um link do site do Greenpeace, que explica para quais órgãos ambientais ligar de acordo com a infração. 

                    Imagem: Cantareira sobre com a falta de chuva. Fonte: Folha de São Paulo

Procure seguir o máximo desses procedimentos que conseguir e estará ajudando na economia da água. E o que nos resta é esperar que a chuva volte e que aumente o volume do Sistema Cantareira e dos outros!

Nenhum comentário:

Postar um comentário