Quem sou eu

Minha foto
Sou amante dos animais e da natureza. Busco um caminho além das fronteiras impostas pelo homem. Procuro um meio de conhecer mais, aventurando e convivendo com esse universo além do ser humano, o mundo dos animais e das plantas, aonde existe vida. Acima de tudo este projeto foi criado para conscientizar as pessoas, mostrando muitos desses maravilhosos animais, fazendo-as compreender sua beleza e sua importância para o meio ambiente e para nós, humanos. Também temos como objetivo falar sobre todos os aspectos relacionados ao meio ambiente e a sustentabilidade. Lembrando que cada um de nós precisa fazer sua parte, para que possamos viver em um mundo sustentável. Qualquer dúvida é só entrar em contato! Marcus Farah.

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Ubatuba - Parte 5 - Costões Rochosos

Nessa postagem trataremos apenas de costões rochosos, ambientes de transição entre o continente e o mar.

Costão rochoso é um ambiente costeiro de transição entre o continente e o mar. No Brasil, suas rochas são de origem vulcânica e podem se estruturar de diferentes maneiras. O costão pode ser formado por paredões verticais que podem atingir muitos metros tanto de altura acima do nível do mar, como de profundidade, como por exemplo na Ilha de Trindade, ou por matacões de rochas fragmentadas com pouca inclinação, como é o caso da costa de Ubatuba.

A ocorrência de costões rochosos está relacionada com a proximidade das serras em relação ao Oceano Atlântico. Em locais como Ubatuba, onde a Serra do Mar se eleva próxima ao oceano há um predomínio de costões rochosos no limite terra-oceano, porém, em locais onde a Serra do Mar está distante da costa, a predominância é de manguezais e restingas, assim como em Cananéia. 
  

Costão rochoso da praia do Tenório - Ubatuba

Os costões podem ser modelados por influências físicas (erosão, batimento das ondas, ventos, chuvas e temperatura), químicas (decomposição das rochas) e biológicas (desgaste das rochas causados por organismos presentes no costão).


Os costões rochosos apresentam uma rica biodiversidade, como algas e diversos animais marinhos que se fixam às rochas, assim como espécies de moluscos, crustáceos, peixes, tartarugas, entre outros. Alguns animais como os caranguejos vivem no costão, utilizando o labirinto de rochas como proteção para predadores. Esses animais são muito espertos, basta chegar perto e eles já fogem para o meio das pedras.


Existem diversos tipos de poluição em ambientes costeiros marinhos causadas pelo homem. Derramamento de petróleo e poluição por esgotos domésticos são algumas das mais graves, mas esse assunto específico ficará para uma próxima vez.

Em costões rochosos é comum encontrar lixos de todos tipos que foram deixados lá ou mesmo que foram jogados no mar e foram trazidos pela correnteza e acabaram ficando presos entre as rochas. Lixos como garrafas pet, latinhas, roupas, calçados, etc. Em Ubatuba chegamos a encontrar até um colchão no costão!! Infelizmente não registrei esse colchão, mas nós o levamos para o Instituto Argonauta e ele está sendo utilizado sempre que preciso, durante o tratamento e a estadia de animais no CRETA.

O fato é que muitas vezes as pessoas não sabem o impacto que causam jogando esses materiais no mar. Muitos animais podem acabar se machucando ou até comendo esses objetos. Casos de aves com lixo no estômago são muito comuns no CRETA. 

Sendo assim, toda vez que for jogar um lixo no mar, ou no chão, ou em qualquer outro lugar que não seja uma lixeira, pense nos impactos que você está causando.



Enfim, falamos um pouco sobre os costões rochosos, mas ainda há muito o que se discutir sobre esse ambiente, mas teremos outras oportunidades para isso. Amanhã estarei indo com a faculdade para Cananéia em uma saída de campo. Quando voltar, terminaremos de falar sobre Ubatuba e falaremos sobre Cananéia e o litoral sul de São Paulo. Fiquem ligados!

Nenhum comentário:

Postar um comentário