Quem sou eu

Minha foto
Sou amante dos animais e da natureza. Busco um caminho além das fronteiras impostas pelo homem. Procuro um meio de conhecer mais, aventurando e convivendo com esse universo além do ser humano, o mundo dos animais e das plantas, aonde existe vida. Acima de tudo este projeto foi criado para conscientizar as pessoas, mostrando muitos desses maravilhosos animais, fazendo-as compreender sua beleza e sua importância para o meio ambiente e para nós, humanos. Também temos como objetivo falar sobre todos os aspectos relacionados ao meio ambiente e a sustentabilidade. Lembrando que cada um de nós precisa fazer sua parte, para que possamos viver em um mundo sustentável. Qualquer dúvida é só entrar em contato! Marcus Farah.

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Feliz natal e um próspero ano novo!

Nós do Momento Spirito Selvagem agradecemos a todos que nos acompanharam em 2010 e gostaríamos que continuassem nos acompanhando em 2011! Aonde buscaremos novos lugares e novas espécies, além de continuarmos com os antigos! Agradecemos também a todos que participaram de alguma forma do nosso trabalho, muito obrigado!
Um feliz natal e um próspero ano novo à todos!

Muito obrigado e Até 2011!

Marcus Farah


quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Tucanuçu


Habita matas, cerrado e capões, sendo a única ave da família Ramphastidae(tucanos, araçaris e caripocas) que não habita exclusivamente florestas.



Gostam de fazer ninhos em árvores ocas e buracos em cupinzeiros ou barrancos. Botam de 2 a 4 ovos que são encubados por aproximadamente 15 dias. É o macho alimenta a fêmea na época da reprodução.



Vive em pares ou em bandos de aproximadamente 20 indivíduos. Voa com o bico reto alinhado ao pescoço e na hora de dormir vira a cabeça para trás e descansa o bico nas costas.


Seu bico é de tecido ósseo esponjoso, mede cerca de 20 cm, é duro e afiado, usado como uma pinça para capturar alimento.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Vagalume


O vagalume é um inseto coleóptero, ou seja, é um besouro e se alimenta principalmente de caracóis e lesmas. Os vagalumes possuem órgãos bioluminescentes que se localizam na parte inferior dos segmentos abdominais e ocorre devido a reações químicas.

Javali e java-porco




Para poder manusear o animal, suas presas são cortadas quando ainda jovens, pois se mantidas, o animal pode ser muito agressivo.





Java-porco, mistura de porco com javali.



Gostaram? Então se inscrevam no canal, curtam nossa página e compartilhem com seus amigos que também gostam de animais, para nos ajudar a crescer!



Nos sigam no instagram, também! @spiritoselvagem

Assista também o vídeo da nossa participação no programa Super HDB da Rede Vida, onde falamos sobre os mamíferos marsupiais:

domingo, 14 de novembro de 2010

Fosseta Loreal - resposta da enquete

Pergunta: Qual dessas serpentes não possui a fosseta loreal(órgão detector de calor localizado entre as narinas e os olhos)?

Cascavel 1 voto
Coral-verdadeira 5 voto
Jararaca 1 voto
Urutu 1 voto





Fonte da foto:


A fosseta loreal é um órgão localizado entre os olhos e as narinas e serve para detectar calor e sua principal função é detectar presas de sangue quente, cuja temperatura é maior que a do ambiente. A fosseta loreal está presente nas serpentes da da família Viperidae, portanto está presente tanto na cascavel, quanto na urutu e na jararaca. A coral-verdadeira é da família Elapidae(também é pertencente dessa família, a cobra-real, que é a maior cobra venenosa do mundo), então, não possui a fosseta loreal. Portanto, quem assinalou que a serpente que não possui a fosseta loreal é a coral-verdadeira, acertou.

sábado, 13 de novembro de 2010

Lobeira



sábado, 23 de outubro de 2010

Garças-vaqueiras - parte 2


A garça-vaqueira veio da África, chegou nas américas atravessando o Atlântico há aproximadamente 100 anos. Pode ser encontrada em áreas abertas andando entre o gado. Se alimenta principalmente de insetos e ajuda a controlar gafanhotos e cigarras nas pastagens.


Garças-vaqueiras - parte 1

A capivara é o maior roedor do mundo e é nativo da América do Sul. Vive em manadas e seus hábitos são noturnos. São encontradas em pastagens próximas da água, florestas úmidas e secas.


É impossível presenciar tal acontecimento e não se emocionar. Isso é uma prova do quanto a natureza é bela fascinante! Nunca imaginei que um dia iria presenciar algo tão fantástico! Agradeço ao meu pai José Roberto, por tudo o que ele faz por mim, por me levar nesses lugares surpreendentes e junto a mim, descobrir e presenciar toda essa beleza.
Muito obrigado pai, por esse grande amigo que você é.
Marcus farah

sábado, 16 de outubro de 2010

Cafeeiro





A seca é a pior época do ano e causa muitos problemas principalmente para a agricultura, e consequentemente para a plantação de café. A folha de café vai murchando e a produção é menor.

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Enquetes


Estamos começando um trabalho diferente aqui no Blog. Faremos enquetes com perguntas sobre animais e sobre a natureza, daremos um prazo para que elas sejam respondidas e depois de um tempo daremos a resposta correta. É uma maneira diferente de entreter o leitor do Blog com nosso trabalho e faze-lo aprender ainda mais sobre esse maravilhoso mundo dos animais.

Terreiro de café



O tico-tico é uma ave que se alimenta principalmente de sementes e por esse motivo é bastante encontrado em plantações e por esse motivo gosta dos terreiros de café, o que significa bastante alimento.

A lavadeira-mascarada vem ao chão para procurar alimentos, como os grãos de café. É encontrada em campos abertos.

Camping Furnas

Um lugar lindo

Os girinos são a fase larval dos anuros (pererecas, sapos e rãs), caudados (salamandras) e ápodes (cobra-cega e outros). Os girinos não possuem membros, possuem uma longa cauda e brânquias (órgão de respiração) externas que são substituídas por brânquias internas e depois por pulmões. Se desenvolvem na água e sofrem metamorfose até atingir a fase adulta que começam a se locomover em terra. São encontrados em lagoas e as vezes em águas acumuladas em bromélias.


Um lugar puro, cheio de vida

Hidrelétrica de Furnas parte 2





Desculpe-nos os chiados, o vento estava muito forte.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Usina Hidrelétrica de Furnas - parte 1






A Usina Hidrelétrica de Furnas foi construída entre os anos de 1958 e 1963, sendo a primeira construída pela Empresa, da qual herdou o nome. A barragem fica localizada entre os municípios de São José da Barra e São João do Glória, em MG em um trecho chamado de ''Corredeiras das Furnas" que se encontra no curso médio de rio Grande.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Logo voltaremos

Desculpe o transtorno, o Blog voltará a ativa no começo do mês de outubro, com as postagens do mês de julho em Minas Gerais.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Coruja-buraqueira


A coruja buraqueira é a coruja mais conhecida no Brasil. Recebe esse nome, pois seu ninho é localizado no chão, e não no alto de árvores como acontece com outras aves. Sua média de vida na natureza é de mais de nove anos e vive em diversos habitats, entre eles o campo e as planícies.





É uma ave que possui hábitos diurnos e noturnos, mas prefere caçar durante o crepúsculo. Apesar de não possuir uma visão boa, sua cabeça é capaz de girar a 270 graus e possui uma ótima audição, o que facilita na hora da caça.


quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Novos Vídeos

Desculpem a demora...voltei de viagem no dia 01/08 e não tive tempo de postar no blog. Fiz muitas filmagens, e estarei postando pouco a pouco, mas garanto postagens pelo menos duas vezes por semana. Logo começarei falando de uma hidrelétrica que visitei. Enquanto isso, segue algumas fotos que tirei lá. Todas elas serão explicadas detalhadamente durante as postagens; Obrigado por tudo.




quarta-feira, 14 de julho de 2010

De volta ao Paraíso




Nessas próximas duas semanas estarei no sul de Minas em busca de novos encontros com a natureza, por isso, nesse período, não postarei mais no blog, mas quando voltar, espero ter muitos vídeos para postar!





quarta-feira, 7 de julho de 2010

Esquilo - caxinguelê


O esquilo é um roedor da família Sciuridae. Estão espalhados por todo o mundo, e no Brasil é conhecido, entre outros nomes, como caxinguelê. É um roedor arborícola, ou seja, vive na copa das árvores, saltam de uma árvore para outra, com saltos que podem atingir até 5m de distância.

Se alimentam principalmente de sementes, que são facilmente roídas pelas fortes presas do esquilo, mas também se alimentam de frutas e insetos.

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Em paz com o mundo


E as paisagens? Quando você se ve cercado de verde e olha para os lados ou para baixo você sente que o mundo está na sua mão, não existem palavras para descrever tamanha emoção e tamanha beleza.

Sempre temos aquela vontade de sair voando junto aos pássaros para sentir tudo o que eles sentem e ver tudo o que eles vêem.

O vento no rosto, o canto nos ouvidos, e o cheiro, aquele cheiro de mato, que só se sente quando estamos cercados pelo capim e por lindas árvores. Tudo isso é perfeito.

Quem nunca foi criança? Quem não gostava de brincar de subir em árvores? Bom...sou assim até hoje. Sempre gostei, mas não pelo fato de SÓ estar subindo em uma árvore. Subir em uma árvore e analisar o que está a sua volta, a paz, a harmonia, o vôo dos pássaros, tudo está em paz. Aí eu fecho os olhos e é como se eu estivesse flutuando na mais alta nuvem, é como se todos os problemas desaparecessem, eu estava livre.


Esse é o meu, o nosso mundo e não sabemos aproveita-lo. A vida é bela e sempre temos que estar em sintonia com a natureza, pois ela sabe o caminho.

sábado, 19 de junho de 2010

Mestiço de gato-do-mato


Apesar de algumas vezes chegar a morder e arranhar, não tem problemas com as pessoas. Não sabemos detalhes sobre como ela é criada, pois dessa vez o Sr. Joaquim Miranda não se encontrava na fazenda, mas procuraremos descobrir e os informaremos.

Magnífica como uma grande caçadora.

Carinhosa e brincalhona como um gato doméstico.

Reparemos na sua linda pelagem que lembra a de um gato-do-mato ou uma jaguatirica e na sua bela cauda.

Essa bela fêmea, vive em uma fazenda no sul de Minas, na mesma fazenda onde se encontram os búfalos-africanos. Não é nem um gato-do-mato, nem um gato doméstico, e sim um mestiço, uma mistura entre os dois.

ATENÇÃO: Esse animal é muito semelhante com a raça "Gato de Bengala", que também é um mestiço, só que de gato doméstico com uma espécie de gato selvagem asiático, o gato-leopardo. O Gato de Bengala é criado como pet e pode ser adquirido facilmente, diferente desse mestiço, nascido em área rural, resultado do cruzamento de um gato doméstico e de um gato-do-mato-pequeno (espécie nativa do Brasil). Se você adquiriu esse animal em uma loja de animais, provavelmente é um gato-de-bengala (que também é um mestiço). :)

Gostaram? Então se inscrevam no canal, curtam nossa página e compartilhem com seus amigos que também gostam de animais, para nos ajudar a crescer!



Nos sigam no instagram, também! @spiritoselvagem

Assista também o vídeo da nossa participação no programa Super HDB da Rede Vida, onde falamos sobre os mamíferos marsupiais:

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Búfalo jaaffarabadi


Os filhotes nasceram por volta de fevereiro, não tenho informações sobre como eles estão sendo cuidados pelo fato do Sr. Joaquim Miranda não estar na fazenda na hora em que estivemos lá.

Esses búfalos são muito grandes, pesando bem mais do que um boi pronto para o abate.


Gostaria de pedir desculpas por um erro! Esses búfalos não são africanos, e sim da raça jaaffarabadi, como muito bem falou em seu comentário, o Wllian. Peço desculpas pelo meu equívoco, novamento!



Agradecimento ao Sr. Joaquim Miranda que nos permite sempre voltar para registrar esses maravilhosos animais.


Essa filmagem foi feita no dia 3 de junho, um dos dias que passamos em São Sebastião do Paraiso nesse último feriado.


Gostaram? Então se inscrevam no canal, curtam nossa página e compartilhem com seus amigos que também gostam de animais, para nos ajudar a crescer!



Nos sigam no instagram, também! @spiritoselvagem

Assista também o vídeo da nossa participação no programa Super HDB da Rede Vida, onde falamos sobre os mamíferos marsupiais: