A energia eólica é uma energia praticamente inesgotável, limpa e barata e está sendo cada vez mais utilizada devido ao crescimento tecnológico. É pouco utilizada no Brasil, sendo encontrada apenas em 5 estados do nordeste, 3 do sul e 1 do sudeste em 36 parques e fazendas eólicas.Fonte da foto: http://www.webdahora.com/tecnologia/energia-eolica-no-brasil-vantagens-e-desvantagens
Usinas Eólicas:
Nas usinas eólicas, o vento é utilizado na obtenção de energia elétrica: diversos aerogeradores(dispositivos enfileirados aonde são ligadas 2 ou 3 pás parecidas com asas) transformam a energia cinética do vento em energia elétrica. O vento move as pás, que estão ligadas a um eixo horizontal, o movimento de rotação é transmitido, através de uma série de engrenagens, a um gerador elétrico. Essas pás são como aerofólios, convertendo a energia do vento em movimento da mesma forma que as asas de um avião geram a força de sustentação. Os aerogeradores permanecem virados para o vento, para a obter máxima conversão de força.
A energia geradas pela turbina depende do diâmetro das pás e da velocidade do vento. Por esse motivo, as turbinas são colocadas em torres que podem chegar a medir até 50 metros de altura, elevando assim a exposição ao vento. As maiores unidades, com grandes pás, produzem mais de 1 MW, enquanto unidades menores produzem cerca de 200 kw.
Rotor: produz movimento de rotação
As informações a seguir foram retiradas do site Portal Energia:
Vantagens e desvantagens da energia eólica:
Principais vantagens:
- É inesgotável;
- Não emite gases poluentes nem gera resíduos;
- Os parque eólicos são compatíveis com outros usos e utilizações do terreno como a agricultura e a criação de gado;
- Criação de emprego;
- Geração de investimento em zonas desfavorecidas
- É uma fonte de energia barata podendo competir em termos de rentabilidade com as fontes de energia tradicionais
- É inesgotável;
- Não emite gases poluentes nem gera resíduos;
- Os parque eólicos são compatíveis com outros usos e utilizações do terreno como a agricultura e a criação de gado;
- Criação de emprego;
- Geração de investimento em zonas desfavorecidas
- É uma fonte de energia barata podendo competir em termos de rentabilidade com as fontes de energia tradicionais
- Principais Desvantagens:
- Nem sempre o vento sopra quando a electricidade é necessária, tornando difícil a integração - da sua produção no programa de exploração;
- Provoca uma poluição sonora e visual.
- Prejudicam a rota dos pássaros, principalmente pelo choque destas nas pás, efeitos desconhecidos sobre a modificação de seus comportamentos habituais de migração.
Acho fantástico a tecnologia da Energia Eólica. Limpa, anti-poluente entre outras demais qualidades.
ResponderExcluirInfelizmente existem pessoas contra a sua construção, porque acham que os pássaros irão se chocar contra suas hélices. Mas, destruir quilometros de mata nativa, flora e fauna, como irá ocorrer com a construção de uma hidroelétrica, como a de Belomonte, pouco seu ouve.
Parabéns pelo trabalho.. Espero que a conscientização desta tecnologia deixe de ser um conjunto de sonhos e teorias para entrar definitivamente na sua execução. Quem ganha com isso: Eu, você, o Brasil e sua população. E a Natureza agradece.
Verdade, com certeza a Energia Eólica é uma das mais favoráveis ambientalmente falando e também por ser barata. Espero que com o passar do tempo ela seja mais utilizada!
ResponderExcluirA utilização de fontes renováveis de energia não é uma escolha, e sim uma necessidade imperativa.
ResponderExcluirConscientizar as pessoas não é fácil, mas é necessário.
Valeu.
Verdade, a cada dia que passa, a utilização de fontes alternativas se mostra mais necessária, e a população tem que ser conscientizada, por mais difícil que seja essa conscientização!
ResponderExcluirObrigado Jacques!
- Provoca uma poluição sonora e visual.
ResponderExcluirNão entendi poluição sonora e visual ???
Então a Torre Eifel,Cristo Redentor,e A Estatua Da Liberdade são "poluição visual".
Para mim uma Torre Eolica é uma Obra De Arte da Engenharia, e como tal deveria ser adimirada.