Amanha, dia 27/03, faz dois anos desde que postei minha primeira postagem aqui no blog! Quando comecei, eu era apenas um estudante do segundo ano do Ensino Médio. Nesse tempo, aprendi muito sobre diversas espécies de animais e tive várias aventuras e experiências. Agora vou fazer um resumo das postagens que mais me marcaram!
Em março de 2010, ainda no começo da blog, entrevistamos o João, que nos mostrou a sua cobra-do-milho, foi meu primeiro contato com esse réptil! Em abril avistei minha primeira cobra na natureza, a cobra-lisa, em um manguezal no Guarujá! Em abril já comecei a falar sobre as minhas viagens à São Sebastião do Paraiso, cidade maravilhosa que estou sempre visitando! Em junho de 2010 fomos à fazenda do sr. Joaquim Miranda, aonde vimos os búfalos-africanos! Esses animais, não são puros, foram cruzados com vacas e apesar de se parecerem com outras espécies de búfalos, são sim os africanos, posso ter certeza disso porque esses animais do sr. Joaquim Miranda, vieram de uma criação de animais puros, o que prova que eles são mesmo africanos. Além dos búfalos, encontramos na fazenda do sr. Joaquim Miranda, um mestiço de gato-do-mato, os gatos-do-mato que vivem na região, muitas vezes vão até as fazendas e cruzam com os gatos-domésticos, assim, nascendo um híbrido extremamente lindo! A postagem do mestiço de gato-do-mato é uma das mais visitadas aqui do blog. De setembro à dezembro de 2010, as postagens mais uma vez foram sobre São Sebastião do Paraiso. Em setembro visitamos a Usina Hidrelétrica de Furnas, essa foi a primeira vez que visitei uma hidrelétrica. Em outubro acompanhamos a minha tia Soraya que é engenheira agrônoma em seu trabalho, aonde ela nos falou sobre aspectos da plantação de café. Para mim a POSTAGEM DO ANO DE 2010 com certeza foi a das garças-vaqueiras, assistam que vocês vão entender porquê! Em novembro descobrimos o java-porco, cruzamento entre um porco e um javali! Em dezembro falamos sobre o tradicional tucanuçu! Esse foi o primeiro ano do blog!
Em 2011 novas aventuras nos aguardavam! Encontramos no Horto Florestal de São Paulo, o tucano-de-bico-verde e a capivara. Falamos sobre a Usina de Álcool e sobre as vacas girolandas. Comentamos sobre as mudanças no Código Florestal e sobra a construção da Hidrelétrica de Belo Monte, baseado nisso, decidi falar sobre combustíveis fósseis e energias alternativas. Visitamos o Horto Florestal de Manduri, aonde tivemos contato com os sapecas macacos-prego! Fizemos uma visita monitorada no zoológico de São Paulo e lá, encontramos o bugio, maior primata brasileiro que vive na mata preservada do zoo. Ainda tivemos a oportunidade de presenciar o extraordinário fenômeno da bioluminescência! Mas para mim, a POSTAGEM DO ANO DE 2011 foi a nossa visita à Ubatuba e ao Projeto Tamar! Esta foi com certeza uma das melhores viagens da minha vida, isso que passamos apenas um dia na cidade, mas foi inesquecível! Acompanhem nossa aventura em Ubatuba! Em outubro, fomos ao lançamento do livro ''Perícia Ambiental'', falamos com o engenheiro Misael, um dos autores do livro e na época coordenador e atual vice-coordenador da Câmara Ambiental do IBAPE/SP (Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de São Paulo), câmara que agora eu também frequento, gostaria de fazer um agradecimento especial ao engenheiro Misael e ao engenheiro Bruno (atual coordenador da Câmara Ambiental) pela oportunidade que me deram de participar das reuniões! E para finalizar o ano com chave de ouro, aderimos ao Movimento Gota D'água!
Estamos no final do terceiro mês de 2012 e já temos muitas novidades já postadas e que ainda estão por vir! Logo no começo do ano anunciamos nossas primeiras parcerias, com os blogs UrbAnimals, ThinkBio e Livearth, cujos criadores são, nossos amigos Thom Girotto, Hans Lemm e João Paulo. Mais uma vez passamos um tempo em São Sebastião do Paraiso(ainda estou postando sobre a viagem)! Além de termos começado muito bem com as postagens do blog, este ano de 2012 é um ano especial para mim, porque comecei a cursar Engenharia Ambiental e Sanitária no Centro Universitário SENAC. Com essa profissão espero aprender cada vez mais sobre o meio ambiente e como preservá-lo, e assim trazer mais conhecimentos para este blog! Neste último sábado, dia 24/02 fizemos nossa primeira visita técnica da faculdade, no Jardim Botânico de São Paulo, consegui fazer algumas filmagens e logo após terminar de postar sobre Minas Gerais, estarei falando sobre o Jardim Botânico.
Gostaria de agradecer à todos àqueles que acompanharam nosso trabalho até agora e pedir para que continuem acompanhando em 2012, poque tenho certeza, esse blog está crescendo cada vez mais, nesse mês já passamos de 1600 visualizações e no ano passado passamos de 2000 visualizações em dois meses, são fatos como esse que me motivam a continuar esse trabalho e a melhorar cada vez mais! Gostaria de fazer alguns agradecimentos especiais para finalizar. Primeiro ao meu grande amigo e parceiro Thomaz Girotto, criador do blog UrbAnimals e ao meu amigo e irmão Orlando Bueno, ambos presentes muitas vezes em viagens e aventuras, obrigado meus irmãos! Gostaria de fazer um agradecimento à todos aqueles que participaram de alguma forma deste trabalho, sendo acompanhando, colaborando de alguma outra forma ou participando das postagens diretamente ou indiretamente. Gostaria de agradecer a minha mãe Katia que sempre apoiou este trabalho e sempre me deu muita força. E principalmente, gostaria de agradecer ao meu querido pai, José Roberto! Pai, gostaria de te dizer algumas palavras:
Pai, eu não teria chegado aqui sem você! Digo isso com lágrimas nos olhos e com uma felicidade enorme no coração! Você é e sempre foi meu melhor amigo! Esteve ao meu lado nos melhores e piores momentos da minha vida! Sempre fez tudo por mim, para me fazer feliz! Sempre acreditou e acredita em mim, que eu sou capaz, que eu consigo atingir meus objetivos e realizar os meus sonhos, hoje, eu digo que isso é possível, eu vou sempre lutar para alcançar os meus objetivos e acredito ser capaz de alcançá-los graças à você que sempre está comigo! Acho que não existe uma definição melhor de amizade e de amor entre pai e filho do que a nossa, depois de tudo o que passamos juntos! Estávamos juntos quando fomos assaltados, quando fugimos da onça pela primeira vez, quando fomos à Ubatuba, quando quase conseguimos ver o lobo-guará (duas vezes!), estávamos juntos nas garças e passando mais de quatro horas parados esperando o lobo-guará aparecer, e só ouvimos o seu som, vimos suas pegadas e suas fezes. E tenho certeza que você estará comigo quando eu realizar esse sonho, que é fazer uma filmagem desse animal, que com certeza é o meu preferido. Você é o melhor pai e o pai mais louco do mundo! ''Ei pai, o que será que tem nesse buraco?'', ''Não sei, mas vamos descobrir!''. E para entrar onde a gente entra, só carro 4x4 né? Que nada! O polinho da conta de tudo! Lógico que precisa de um ótimo motorista como você no volante né?? Quantas vezes eu achei que a gente ia ficar preso na lama e você conseguiu sair?! É só falar em algum lugar novo e algum buraco e estrada desconhecidos que você já entra!haha. É pai, esse é apenas um pequeno resumo do que passamos juntos, e tenho certeza de que ainda vamos ter muitas aventuras, eu e você, com seu ''chapéu do motorista haha''! Mais uma vez muito obrigado por tudo, pai, sem você, nada disso seria possível! Com você aprendo mais a cada dia, obrigado por me ensinar a viver! Você é um pai e um homem incrível, sem você, nada faz sentido, obrigado por TUDO!
Quem sou eu
- Momento Spirito Selvagem
- Sou amante dos animais e da natureza. Busco um caminho além das fronteiras impostas pelo homem. Procuro um meio de conhecer mais, aventurando e convivendo com esse universo além do ser humano, o mundo dos animais e das plantas, aonde existe vida. Acima de tudo este projeto foi criado para conscientizar as pessoas, mostrando muitos desses maravilhosos animais, fazendo-as compreender sua beleza e sua importância para o meio ambiente e para nós, humanos. Também temos como objetivo falar sobre todos os aspectos relacionados ao meio ambiente e a sustentabilidade. Lembrando que cada um de nós precisa fazer sua parte, para que possamos viver em um mundo sustentável. Qualquer dúvida é só entrar em contato! Marcus Farah.
segunda-feira, 26 de março de 2012
domingo, 25 de março de 2012
São Sebastião do Paraiso - Parte 7
Seguimos uma trilha perto da estrada que liga São Sebastião do Paraiso à Guardinha, no caminho, nos desviamos dessa trilha e entramos no mato, andamos bastante em pleno sol do meio dia e encontramos um regato, aonde paramos para descansar e recuperar as energias!
Esta foi a segunda vez que encontramos o anu-preto na viagem, dessa vez não tenho do que reclamar!
Esta é uma das diversas espécies de borboletas que podem ser encontradas na região. As borboletas possuem uma variedade de cores extremamente lindas, além de serem insetos polinizadores extremamente importantes para a flora e fauna. Apesar de tão linda, a borboleta, já em sua fase adulta, possui uma vida muito curta, podendo variar de duas semanas à três meses, dependendo da espécie.
Quando encontramos o regato, tivemos a maravilhosa surpresa de encontrar esta ave! Inicialmente pensamos que fosse uma espécie de beija-flor, mas depois, já em casa, pesquisamos e descobrimos que se trata de um ariramba-de-cauda-ruiva, da família Galbulidae (os beija-flores são da família Trochilidae). Na verdade eles não fazem parte nem da mesma ordem, Galbuliformes (para as arirambas) e Apodiformes (para os beija-flores).
E fiquem ligados porque ainda vem muito mais por aí no Momento Spirito Selvagem em São Sebastião do Paraiso!
Esta foi a segunda vez que encontramos o anu-preto na viagem, dessa vez não tenho do que reclamar!
Esta é uma das diversas espécies de borboletas que podem ser encontradas na região. As borboletas possuem uma variedade de cores extremamente lindas, além de serem insetos polinizadores extremamente importantes para a flora e fauna. Apesar de tão linda, a borboleta, já em sua fase adulta, possui uma vida muito curta, podendo variar de duas semanas à três meses, dependendo da espécie.
Quando encontramos o regato, tivemos a maravilhosa surpresa de encontrar esta ave! Inicialmente pensamos que fosse uma espécie de beija-flor, mas depois, já em casa, pesquisamos e descobrimos que se trata de um ariramba-de-cauda-ruiva, da família Galbulidae (os beija-flores são da família Trochilidae). Na verdade eles não fazem parte nem da mesma ordem, Galbuliformes (para as arirambas) e Apodiformes (para os beija-flores).
E fiquem ligados porque ainda vem muito mais por aí no Momento Spirito Selvagem em São Sebastião do Paraiso!
Marcadores:
Biodiversidade,
Sul de Minas
sábado, 10 de março de 2012
São Sebastião do Paraiso - Parte 6
A Fernanda nos convidou para passar o dia na fazendo dela, para andar à cavalo, curtindo essa sensação maravilhosa de liberdade e aproveitar o puro ar do campo.
O cavalo é utilizado há séculos pelos humanos, tendo um papel importante no transporte, sendo utilizado para montaria, puxando carroça, etc, e em trabalhos agrícolas, entre outros. Durante séculos o cavalo foi utilizado intensamente em guerras, pelos soldados das ''Unidades de Cavalaria'', essa unidade ainda existe nos exércitos contemporâneos mas são utilizados maquinários, como o tanque de guerra, por exemplo.
Este é o carrapateiro, falconiforme encontrado principalmente em fazendas de gado. Possui esse nome devido ao fato de muitas vezes ser visto tirando carrapatos de capivaras. O grito que produz em vôo é semelhante ao do gavião carijó. É um dos gaviões mais conhecidos do Brasil e pode ser encontrado em todo o território nacional.
Depois de uma bela tarde de cavalgada, fomos presenteados de noite por este belo sapo cururu, ou sapo comum. O sapo cururu possui hábitos noturnos.
Os sapos são mais independentes da água do que rãs e pererecas, embora precisem da água para sobreviver. Possuem glândulas de veneno nas laterais da cabeça. O veneno é exalado somente quando essas glândulas são pressionadas, quando um predador pega o sapo e acaba apertando as glândulas, ele exala esse veneno esbranquiçado que possui sabor e odor desagradáveis e é extremamente tóxico, podendo causar a morte do animal que o ingerir. O sapo também pode inflar, para parecer maior, em uma tentativa de tentar afugentar o predador.
Os sapos podem ser úteis ao homem de várias formas. Eles são indicadores de qualidade ambiental, se algo estiver errado com eles, pode significar um alerta para nós, além de se alimentarem de insetos lagartas e vermes
Principais diferenças entre sapos, rãs e pererecas (todos anfíbios anuros):
Anuros - anfíbios sem cauda na fase adulta.
Sapos - Encorpado, possui pele rugosa, glândulas de veneno e verrugas.
Rãs - Semelhante aos sapos, mas com pele lisa.
Pererecas - Dedos longos. Possuem ventosas entre seus dedos das patas que servem para a fixação.
O cavalo é utilizado há séculos pelos humanos, tendo um papel importante no transporte, sendo utilizado para montaria, puxando carroça, etc, e em trabalhos agrícolas, entre outros. Durante séculos o cavalo foi utilizado intensamente em guerras, pelos soldados das ''Unidades de Cavalaria'', essa unidade ainda existe nos exércitos contemporâneos mas são utilizados maquinários, como o tanque de guerra, por exemplo.
Este é o carrapateiro, falconiforme encontrado principalmente em fazendas de gado. Possui esse nome devido ao fato de muitas vezes ser visto tirando carrapatos de capivaras. O grito que produz em vôo é semelhante ao do gavião carijó. É um dos gaviões mais conhecidos do Brasil e pode ser encontrado em todo o território nacional.
Depois de uma bela tarde de cavalgada, fomos presenteados de noite por este belo sapo cururu, ou sapo comum. O sapo cururu possui hábitos noturnos.
Os sapos são mais independentes da água do que rãs e pererecas, embora precisem da água para sobreviver. Possuem glândulas de veneno nas laterais da cabeça. O veneno é exalado somente quando essas glândulas são pressionadas, quando um predador pega o sapo e acaba apertando as glândulas, ele exala esse veneno esbranquiçado que possui sabor e odor desagradáveis e é extremamente tóxico, podendo causar a morte do animal que o ingerir. O sapo também pode inflar, para parecer maior, em uma tentativa de tentar afugentar o predador.
Os sapos podem ser úteis ao homem de várias formas. Eles são indicadores de qualidade ambiental, se algo estiver errado com eles, pode significar um alerta para nós, além de se alimentarem de insetos lagartas e vermes
Principais diferenças entre sapos, rãs e pererecas (todos anfíbios anuros):
Anuros - anfíbios sem cauda na fase adulta.
Sapos - Encorpado, possui pele rugosa, glândulas de veneno e verrugas.
Rãs - Semelhante aos sapos, mas com pele lisa.
Pererecas - Dedos longos. Possuem ventosas entre seus dedos das patas que servem para a fixação.
Marcadores:
Biodiversidade,
Sul de Minas
Assinar:
Postagens (Atom)