Quem sou eu

Minha foto
Sou amante dos animais e da natureza. Busco um caminho além das fronteiras impostas pelo homem. Procuro um meio de conhecer mais, aventurando e convivendo com esse universo além do ser humano, o mundo dos animais e das plantas, aonde existe vida. Acima de tudo este projeto foi criado para conscientizar as pessoas, mostrando muitos desses maravilhosos animais, fazendo-as compreender sua beleza e sua importância para o meio ambiente e para nós, humanos. Também temos como objetivo falar sobre todos os aspectos relacionados ao meio ambiente e a sustentabilidade. Lembrando que cada um de nós precisa fazer sua parte, para que possamos viver em um mundo sustentável. Qualquer dúvida é só entrar em contato! Marcus Farah.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Contribuições para a sustentabilidade - 12

 Boa tarde, leitores! Como vão? Preparados para mais uma Dica Sustentável? Vamos lá!

Replaneje:

É preciso mudar nosso estilo de vida, replanejando gastos e o nosso consumismo. É normal, comprar-mos um produto só porque ele está em promoção, sendo que, não precisamos realmente dele, naquele momento, e compramos só pelo fato de naquele dia, ele estar mais barato, caindo assim, na armadilha da mídia, que incentiva o consumismo. É preciso replanejar, para não cairmos nessas armadilhas!

Além de replanejar nossos gastos, é preciso, também, mudar nossos hábitos. Por exemplo, mudar nossa alimentação, dando preferências à alimentos mais saudáveis e nutritivos, do que alimentos com aditivos químicos, que podem gerar uma série de problemas à saúde. Substitua refrigerantes por sucos, fast food por refeições mais nutritivas, etc.

Esses replanejamentos podem trazer grandes benefícios sociais, econômicos, ambientais e pessoais.

Se você não tiver uma alimentação adequada, pode acabar que nem eu, tendo que fazer academia todo dia e com acompanhamento nutricional, para ver se consigo perder essa ''barriguinha''. E... OPA! Que foto é essa?!? Será que vem coisa nova por aí?!?


Que foto será essa? O que será que eu deixei escapar? Continuem nos acompanhando para descobrir o que significa essa foto! E até a próxima Dica Sustentável! 
 

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Larva de Libélula

Esta é uma parte do laguinho da faculdade, onde coletamos alguns exemplares de aguapés e alfaces d'água, para utiliza-los no processo de biorremediação, ou fitorremediação (com plantas). Foi desse lago que veio a ninfa (larva da libélula) mostrada no vídeo, e foi onde eu a soltei, após a filmagem.


Falaremos sobre a fitorremediação (utilização de plantas para controlar a poluição de solos, águas e do ar) nas próximas postagens. Hoje o foco é na larva de libélula que encontramos durante esse trabalho de fitorremediação! A libélula foi encontrada enquanto limpávamos os alfaces d'água!



Uma libélula pode viver até quatro anos, mas o período da fase adulta é muito curto. A libélula passa por três fases durante sua vida, o ovo, a ninfa (mostrada no vídeo) e o adulto. A ninfa é o estágio mais duradouro da vida desse inseto.

Após a cópula, os ovos são depositados na água ou em uma planta aquática. Após os ovos eclodirem, a larva já é uma ninfa. As ninfas não possuem asas, vivem na água e comem qualquer animal menor que elas, sendo larvas de peixes, girinos, larvas de mosquitos, etc.

Quando a ninfa está pronta para passar para o estágio adulto, ela sai da água para efetuar a metamorfose. Escala um caule de uma planta que esteja perto, aderindo seu exoesqueleto ao caule, até que o adulto resolva emergir. Durante essa fase, ela não se alimenta e não se mexe. Após emergir, deixando o corpo antigo para trás (a pele da ninfa, abandonada é chamada de ''exúvia''), a libélula espera até que suas asas se sequem e depois sai à procura de alimento e de um companheiro. A libélula já adulta, vive aproximadamente uns dois meses.

Como não consegui nenhuma foto, pesquisei uma imagem desse inseto, para mostrar pra vocês!

Imagem da ninfa:
Fonte da foto: http://diariodebiologia.com/2010/04/o-ciclo-de-vida-impressionante-da-libelula/

Agradecimentos:

Gostaria de agradecer aos colegas Guilherme, por fazer a filmagem para mim e à Giuliana, por encontrar a ninfa!
  
 

domingo, 23 de setembro de 2012

Mirassol

Vamos encerrar esse domingo falando de uma viagem que fizamos à cidade de Mirassol, no interior paulista! Fizemos essa viagem no mês de maio e ficamos apenas três dias, mas deu para fazer alguns registros. Já estava na hora de falarmos sobre ela, não é? Então vamos lá!

No primeiro dia já avistamos este quiriquiri, à beira da estrada. 
Esse falcão é uma das menores aves de rapina do Brasil, podendo medir cerca de 27 cm e e pesar por volta de 140 g. Como outras aves de rapina, alimenta-se de pequenos animais, como lagartos, grandes insetos, roedores, pequenas cobras e aves menores. Normalmente captura e mata a presa ainda no solo, depois, carrega o alimento até seu poleiro (lugar onde a ave dorme, descansa). Seu ninho fica localizado em buracos de árvores, barrancos ou cupinzeiros. A fêmea põe cerca de 4 ovos que chocam por cerca de 30 dias, e após mais 30 dias, os filhotes já conseguem voar.
É uma ave que gosta de áreas abertas, vivem am áreas semi-urbanizadas e ambientes abertos, campos e cerrados. Possui hábitos diurnos, mais ativo na  época de reprodução.
 

 No mesmo dia e bem perto do local em que encontramos o quiriquiri, encontramos esse gavião-caboclo, ave que pode ser encontrada em quase todo o território brasileiro, com excessão de áreas densamente florestadas, prefere áreas abertas, como campos e cerrados. É encontrado também em manguezais, onde se alimenta de carangueijos.


Essas árvores que vocês estão vendo abaixo, são seringueiras, cujo nome científico é Hevea brasiliensis. A madeira desta árvore é branca e leve, e seu látex é utilizado para se fabricar a borracha. Seu fruto, localizado em uma cápsula com sementes ricas em óleo, serve de matéria prima para tintas, resinas e vernizes.
Essa árvore é nativa da Bacia Hidrográfica do Rio Amazonas, e existia apenas lá, porém foi introduzida na Bahia, no começo do século XX, e depois pelo resto do Brasil e em alguns países do mundo.


A secreção esbranquiçada abaixo é o látex, utilizado para a produção de borracha. O látex é produzido por algumas plantas, no caso, a seringueira. O látex também pode ser utilizado para se fabricar outros materiais, como preservativos.


 Mais uma vez encontramos o anu-branco! Só que dessa vez, não foi em Minas Gerais, e sim, em Mirassol, o que não é surpresa, pois essa ave ocorre em quase todo o território brasileiro. Esse grupo foi encontrado em meio à um canavial e não fugiram, ao nos aproximarmos, o que permitiu bons registros.


Confiram mais algumas fotos da viagem, clicando aqui!
 

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Novas abas!

Acabo de criar duas novas páginas no blog:

Autor - Marcus Farah e Spirito Sertanejo
 
Falei um pouco da minha vida, de quem eu sou e da paixão pela música sertaneja e como ela influencia o meu trabalho! Espero que gostem! Leiam e entenderão! As abas estão localizadas na parte superior da página do blog!


  

domingo, 16 de setembro de 2012

LIVEARTH

Aqui está mais uma postagem nossa no blog Livearth! Dessa vez falamos dos nossos queridos amigos de estimação e do primeiro hospital público veterinário de São Paulo! Confiram!

Assinem também a petição, para que possamos ter mais hospitais veterinários, públicos!

  

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Contribuições para a sustentabilidade - 11

Bom dia, leitores! Vamos começar essa quinta-feira com mais uma Dica Sustentável??

Reeduque-se:

A maior ameaça à sustentabilidade do ser humano na Terra, é o analfabetismo ambiental.

Segundo a ONG WWF - Brasil, a exigência da humanidade por recursos naturais superou em 30% a capacidade da Terra, ou seja, os recursos estão sendo transformados em resíduos, mais rápidamento do que a natureza consegue regenerá-los.

O homem precisa precisa perceber que vive em um planeta com recursos finitos, e não pode continuar vivendo, achando que esses recursos são inesgotáveis. O planeta tem limites de sustentação, e ultrapassados, geram graves consequências.

A sobrevivência da humanidade depende da educação, da capacidade individual de perceber e mudar.

Muitas escolas estão preparando as pessoas para serem consumidores, ignorando as consequências ambientais.

A Lei Federal Nº. 9.795, sancionada em 27 de abril de 1999, institui a “Política Nacional de Educação Ambiental”. Essa Lei foi regulamentada em 25 de junho de 2002, pelo Decreto N.º 4.281.
A lei estabelece que todos têm direito à educação ambiental. A Educação Ambiental como um “componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não formal”.

Resumindo, se intere aos assuntos ambientais! Assista à palestras, mude seu estilo de vida, ajude o meio ambiente, assim, você estará ajudando a si mesmo e à toda humanidade!

Essa foi a Dica Sustentável da semana! Fiquem ligados!