Quem sou eu

Minha foto
Sou amante dos animais e da natureza. Busco um caminho além das fronteiras impostas pelo homem. Procuro um meio de conhecer mais, aventurando e convivendo com esse universo além do ser humano, o mundo dos animais e das plantas, aonde existe vida. Acima de tudo este projeto foi criado para conscientizar as pessoas, mostrando muitos desses maravilhosos animais, fazendo-as compreender sua beleza e sua importância para o meio ambiente e para nós, humanos. Também temos como objetivo falar sobre todos os aspectos relacionados ao meio ambiente e a sustentabilidade. Lembrando que cada um de nós precisa fazer sua parte, para que possamos viver em um mundo sustentável. Qualquer dúvida é só entrar em contato! Marcus Farah.

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Contribuições para a sustentabilidade - 18 e um Feliz Natal e um ótimo fim de ano!

Boa tarde, leitores! Hoje é véspera de natal e o Spirito Selvagem entrará de férias nas próximas semanas, retornando provavelmente na segunda semana de janeiro. Mas antes disso, vamos para a nossa última Dica Sustentável do ano!

Exija que a escola dos seus filhos trate da questão ambiental

O Brasil é um dos poucos países a ter uma política de educação ambiental, definida pela Lei nº 9.795/99.

A lei estabelece que todos têm direito à educação ambiental. A Educação Ambiental como um “componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não formal”.

Participe das atividades comunitároas propostas pela escola do seu filho(a).

E ficamos por aqui, por hora! Um feliz natal e um próspero ano novo para todos e até 2013!


quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Guaecá - Parte Final

Boa noite, leitores! Hoje estou aqui para lhes mostrar como foi nosso último dia em São Sebastião. Meu amigo Fabrizio me levou na casa do Guilherme, que é biólogo e digamos que ele possui um mini ''zoológico'' em casa. Sensacional! Confiram no vídeo como eles são bem cuidados. Gostaria de mais uma vez agradecer ao Fabrizio, por toda ajuda e pela hospedagem e agradecer ao Guilherme, que apesar de não estar em casa no momento da filmagem, anteriormente já havia permitido essa nossa visita! Confiram!

A arara vermelha pode ser encontrada em grande parte do território brasileiro. Vive na amazônia e em margens de rios em florestas pelo país. Gosta de se alimentar de frutos e de coquinho. Como outras araras, inclusive a canindé, que veremos abaixo, vive em pares ou em grupos.


O pavão é uma ave nativa da India, mas é criada em cativeiro e em fazendas pelo Brasil. 

 

A arara canindé pode ser encontrada no Brasil desde a Amazônia até o Paraná. Em certas épocas do ano, migram em busca de alimento, que se baseia basicamente de semestes, frutas e nozes. Dutente o dia podem chegar a percorrer grandes distâncias.


Lembrando que não é aconselhado criar animais em cativeiro, pois o lugar deles é na natureza. Mas se não há outro jeito, cuidem deles e façam com que eles tenham a melhor vida possível.
Confiram o vídeo que foi feito, mostrando os animais do Guilherme! Um grande abraço à todos os leitores e espero que tenham gostado!



terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Você no blog

Boa noite leitores!

O blog, a partir de hoje, está com mais uma novidade. O ''Você no Blog''!
 O Você no Blog nada mais é, do que uma oportunidade de você, que acompanha o blog e possui alguma foto de animais, da natureza, etc, participar do blog, mandando essa foto pra gente!

Junto com a foto, o autor deverá informar:

- Nome do autor;
- Data do registro (apenas o mês de registro basta);
- Local do registro;
- Nome da espécie, se for de algum indivíduo (não é necessário, apenas se quiser);
- Comentário sobre a foto (também não é necessário).

A foto deve ser encaminhada para o e-mail: spiritoselvagem@hotmail.com

A foto será postada aqui no blog e o link da postagem será disponibilizado na página ''Você no Blog" localizada no topo da página do blog.

Mandem suas fotos pra gente!

Exemplo:



Autor: Marcus Farah

Data: Janeiro de 2012

Local do registro: Zona rural da cidade de São Sebastião do Paraiso, Minas Gerais

Espécie: Curicada (Theristicus caudatus)

Comentário: Essa foto foi tirada em uma fazenda no sul mineiro. Esse curicaca não estava sozinho, pois eles vivem em casais ou pequenos bandos. Utiliza seu bico longo e curvo para extrair larvas e insetos da terra fofa.
  

domingo, 9 de dezembro de 2012

Contribuições para a sustentabilidade - 17

Boa tarde, leitores! A Dica Sustentável de hoje, tem muito a ver com a anterior. Se a última dica foi para economizar a água, hoje, é sobre reutilizar a água.

Faça o Reuso da água

 Recolha a água da chuva, que poderá ser utilizada no período de escassez.

Essa água pode ser utilizada na limpeza, em geral, por exemplo, para regar plantas e para consumo humano, se nela for adicionado cloro.

Basicamente é isso! Procurem sempre disperdiçar menos água e reutiliza-la, sempre que possível!


domingo, 2 de dezembro de 2012

Praia de Guecá - Segundo dia

Boa tarde, leitores! Hoje vamos continuar com a nossa estadia na praia de Guaecá!

No dia seguinte, decidimos aproveitar o sol, na linda praia. O sol estava forte durante todo o dia, o que nos permitiu aproveitar bastante, durante toda a tarde, até começar a anoitecer.


 No final da tarde, após sairmos da praia, fomos até um ponto turístico local. Um morro onde se for até o final, será premiado com uma vista sensacional! Na foto abaixo é possível ver uma ilha ao fundo e vários navios petroleiros.


No morro também é possível avistar quase por completa, a praia de Guaecá, onde ficamos hospedados. Absolutamente lindo, ver a praia desse ângulo.


 Horas depois, já de noite, voltamos para a praia para curtir um pouco da natureza e ver se conseguíamos encontrar alguma coisa, e encontramos! 
Na foto abaixo vocês podem ver o caroça, como é chamado na região. Popularmente é conhecido como maria farinha, mas tem diversos nomes, dependendo da região onde é encontrado. Pode ser encontrado na costa leste dos Estados Unidos e no litoral brasileiro.
A maria farinha é um gênero de caranguejo conhecido como Ocypode, que habita praias arenosas, onde faz suas tocas, acima do nível na maré. É considerado um bioindicardor, ou seja, um indicador de qualidade ambiental. Se houver várias tocas de maria farinha, quer dizer que a praia é limpa.


A coloração desse animal dificulta sua visualização, pois possui os mesmos tons da areia, utilizando isso como uma forma de camuflagem, para se esconder dos predadores. Além disso, o caroça é um excelente corredor, utilizando quatro dos seus cinco pares de patas para isso. O outro par (as pinças) é utilizado na captura de alimentos, para cavar suas tocas e para se defender.
Esses animais se alimentam de moluscos, peixes como as traíras e detritos orgânicos. A época de reprodução está entre a primavera e o início do verão, devido a temperatura. A maria farinha é sensível ao frio mas possúi uma boa resistencia ao calor.


Abaixo confiram uma breve filmagem que fiz com a maria farinha!