Quem sou eu

Minha foto
Sou amante dos animais e da natureza. Busco um caminho além das fronteiras impostas pelo homem. Procuro um meio de conhecer mais, aventurando e convivendo com esse universo além do ser humano, o mundo dos animais e das plantas, aonde existe vida. Acima de tudo este projeto foi criado para conscientizar as pessoas, mostrando muitos desses maravilhosos animais, fazendo-as compreender sua beleza e sua importância para o meio ambiente e para nós, humanos. Também temos como objetivo falar sobre todos os aspectos relacionados ao meio ambiente e a sustentabilidade. Lembrando que cada um de nós precisa fazer sua parte, para que possamos viver em um mundo sustentável. Qualquer dúvida é só entrar em contato! Marcus Farah.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

Curiosidade Animal: Tartaruga, cágado e jabuti

Como regra geral, todos os integrantes da ordem Testudines (tartarugas, cágados e jabutis) podem ser chamados, popularmente, de tartarugas, sendo tartarugas marinhas, tartarugas de água doce e tartarugas terrestres. Porém, também podemos diferenciar esses animais, da seguinte maneira:

Tartarugas (subordem Cryptodira): tartarugas marinhas e as de água doce. As tartarugas de água doce possuem o casco mais alto do que o dos cágados, o que possibilita que ela encolha o pescoço.

Cágados (subordem Pleurodira): tartarugas de água doce que possuem o casco mais achatado e dobram o pescoço de lado;

Jabutis (subordem Cryptodira): tartarugas terrestres, que possuem casco alto e ‘’patas de elefante’’.
  
    
Gostaram? Então se inscrevam no canal, curtam nossa página e compartilhem nosso trabalho com seus amigos!


Nos sigam no instagram, também! @spiritoselvagem


Confiram também os vídeos que fizemos anteriormente sobre as tartarugas marinhas e o Projeto Tamar:

Ninho de Tartaruga Marinhas em Ubatuba

Tartarugas Marinhas do Brasil e o Projeto Tamar

Tartarugas Albinas

Assista também o vídeo da nossa participação no programa Super HDB da Rede Vida, onde falamos sobre os mamíferos marsupiais:

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Tartarugas Marinhas Albinas - Projeto Tamar

Boa noite, galera! Vocês sabem o que é o albinismo? Vocês já viram uma tartaruga marinha albina? Será que ela sobreviveria na natureza? Confiram tudo isso e outras coisas no vídeo, que está curtindo e muito legal!

Os filhotes de tartarugas albinas que se encontram na base de Ubatuba do Projeto Tamar são da espécie Caretta Caretta (cabeçuda) e nasceram em dezembro de 2014, em Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro. De um total de 118 filhotes, oito nasceram albinos e foram encaminhados para Ubatuba, desses, apenas um não sobreviveu, até hoje.

O albinismo é um fenômeno raro que se caracteriza pela ausência total ou parcial de pigmentação, o que deixa os animais mais frágeis e expostos a ataques de predadores. Por esses motivos, esses filhotes não sobreviveriam na natureza.

Gostaram? Então não se esqueçam de se inscrever no canal, curtir nossa página e compartilhar com os amigos!

https://www.facebook.com/Spirito-Selvagem-205384852863348/

terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Tartarugas Marinhas do Brasil e o Projeto Tamar

Boa tarde, galera! Tem vídeo novo no canal. Vocês sabem quais são as espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil? Sabem qual delas é a mais encontrada aqui no litoral de São Paulo? O vídeo está muito legal! Confiram e aprendam mais sobre esses animais incríveis!

Existem 7 espécies de tartarugas marinhas do mundo, sendo que 5 delas ocorrem no Brasil. Confiram o vídeo!

A tartaruga de couro, ou tartaruga gigante é a maior tartaruga marinha do mundo, podendo chegar a pesar em média de 500 a 700 kg e medir mais de 2 metros de comprimento. Essa espécie não é mantida em nenhuma base do Projeto Tamar por motivos simples. Essa espécie, além de ser muito grande, possui hábito oceânico e se alimenta principalmente de águas vivas, o que dificultaria o manejo dela em cativeiro, além de ser a espécie mais ameaçada de extinção.  No Brasil, a única área onde ocorre desovas constantes de tartarugas de couro é em Regência, no Espírito Santo. Sim, exatamente onde deságua o Rio Doce e onde caiu toca aquela lama da Samarco.

Assistam o vídeo e conheçam as outras tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil!

Gostaram? Não se esqueçam de se inscrever no canal, curtir nossa página e compartilhar com os amigos! Dúvidas, críticas e sugestões, deixem nos comentários.


 

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

Ninho de Tartaruga Marinha em Ubatuba

Faaaala, galera. Quanto tempo, né? Faz mais de um mês que não posto nada, mas foi por um ótimo motivo. Passei esse tempo todo em Ubatuba, trabalhando como estagiário no Projeto Tamar com as incríveis e maravilhosas tartarugas marinhas! Sabem o que isso quer dizer? Nas próximas semanas teremos muitos vídeos muito, mas muuito legais! E sem enrolação, vamos logo com o primeiro!

As áreas de desova das tartarugas marinhas se concentram nas regiões mais quentes, no litoral brasileiro, se estendem do norte do Rio de Janeiro até o Rio Grande do Norte. Ocasionalmente, tartarugas desorientadas podem fazer ninhos fora dessas áreas, como é o caso do ninho da praia de Itamambuca, em Ubatuba. Quando isso acontece, por Ubatuba ser uma área mais fria e chuvosa, pode acontecer de poucos ovos eclodirem, ou até mesmo, nenhum. Querem saber o que aconteceu com esse ninho? Fiquem ligados no Spirito Selvagem! E não se esqueçam de curtir nossa página e se inscrever no canal!