Quem sou eu

Minha foto
Sou amante dos animais e da natureza. Busco um caminho além das fronteiras impostas pelo homem. Procuro um meio de conhecer mais, aventurando e convivendo com esse universo além do ser humano, o mundo dos animais e das plantas, aonde existe vida. Acima de tudo este projeto foi criado para conscientizar as pessoas, mostrando muitos desses maravilhosos animais, fazendo-as compreender sua beleza e sua importância para o meio ambiente e para nós, humanos. Também temos como objetivo falar sobre todos os aspectos relacionados ao meio ambiente e a sustentabilidade. Lembrando que cada um de nós precisa fazer sua parte, para que possamos viver em um mundo sustentável. Qualquer dúvida é só entrar em contato! Marcus Farah.

quinta-feira, 10 de maio de 2012

São Sebastião do Paraiso - Parte 9

Após descrobrirmos novos truques sobre ''como desatolar um caminhão'', provamos da deliciosa comida mineira, feita pela Leonor! Um belo prato composto de arroz, feijão, batata e farinha de mandioca com um toque de comida caseira do interior! Após o almoço, voltamos à estrada!
De volta à estrada, encontramos esse quiriquiri, ou falcão-americano. O quiriquiri é um falcão que habita áreas abertar, como cerrado, campos, evitando matas fechadas. É difícil caracterizá-lo como ave de rapina se visto de longe, por causa de seu tamanho, é uma das menores aves de rapina do Brasil. O indivíduo da foto é um macho. É possível saber disso devido a coloração do seu dorso e suas asas, cinza-azulados. Nas fêmeas, as costas e as asas são apenas marrom-avermelhadas com estrias negras e finas.
É comum enquanto anda pelo mato ver esses animaizinhos pulando de lá pra cá toda hora! Foi uma grande surpresa quando esse grilinho pulou bem no meu dedo! Só deu tempo de tirar uma foto, pois eles são muito rápidos, quase não da pra ver direito! Os grilos são da ordem Orthoptera, a mesma dos gafanhotos. Existem mais de 900 espécies de grilos no mundo!
Já há tempos estava querendo encontrar este animal para mostrar para vocês! Já tinha um registro dele, mas de alguns anos atrás e não está em boa qualidade. Bom, essa é a maria-faceira, ave da família Ardeidae, mesma família dos socós e das garças. Vive a maior parte do tempo no chão procurando por insetos, mas constroi seu ninho em árvores. Ao constrário das garças que voam com o pescoço dobrado em ''S'', a maria-faceira voa com ele todo esticado. A maria-faceira é uma das primeiras espécies à colonizar áreas recém-queimadas, logo as queimas vem ajudando essa espécie à aumentar sua distribuição.
Encontramos esta subespécie de pica-pau-do-campo. Esta possui a garganta preta, enquanto a outra possui a garganta branca. O jeito que este animal utiliza para capturar insetos é bastante curioso. Ele possui uma secreção em sua glândula mandibular que age como uma cola, fazendo com que sua língua funcione como uma vara de fisgo, auxiliando na captura de alimentos.
Nosso dia ainda não acabou! Continuem acompanhando nossa aventura! Vejam também a versão da nossa viagem contada por nosso parceito Thom Girotto, do UrbAnimals! http://www.urbanimals.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário