Quem sou eu

Minha foto
Sou amante dos animais e da natureza. Busco um caminho além das fronteiras impostas pelo homem. Procuro um meio de conhecer mais, aventurando e convivendo com esse universo além do ser humano, o mundo dos animais e das plantas, aonde existe vida. Acima de tudo este projeto foi criado para conscientizar as pessoas, mostrando muitos desses maravilhosos animais, fazendo-as compreender sua beleza e sua importância para o meio ambiente e para nós, humanos. Também temos como objetivo falar sobre todos os aspectos relacionados ao meio ambiente e a sustentabilidade. Lembrando que cada um de nós precisa fazer sua parte, para que possamos viver em um mundo sustentável. Qualquer dúvida é só entrar em contato! Marcus Farah.

terça-feira, 15 de maio de 2012

São Sebastião do Paraiso - Parte 10

Continuando nossa aventura, conseguimos registrar novas espécies para o Spirito Selvagem! Esse é o picapauzinho-anão. Foi muita sorte conseguimos esse registro, porque por causa do seu tamanho, esse animal é difícil de ser notado. Vive em áreas abertas, clareiras, matas e campos. Podem ser encontrados solitários, em casair ou em grupos. É uma espécie muito arisca. Assim como outros pica-paus, o picapauzinho-anão é predominantemente insetívoro e procura alimentos nos troncos de árvores através de ligeiras pancadas nas árvores.
Outro surpresa foi esse tico-tico-rei! Ao contrário do que se pode pensar, o tico-tico-rei não é da família do tico-tico comum, enquanto o tico-tico-rei é da família Thraupidae (a mesma dos saíras e tiês) o tico-tico comum é da família Emberizidae (a mesma do tiziu). Habita campos, cerrados, bordas de matas e afins. Gosta de lugares sombreados. Devido à sua beleza, o tico-tico-rei é caçado para ser criado em cativeiro. Não é recomendado criar pássaros em gaiolas, uma vez mantidos em cativeiro o animal não pode ser solto, porque não possui a capacidade de sobreviver na natureza sozinho, já que não foi criado na mesma. o lugar dos animais silvestres é em seu habitat natural. Tirá-lo da natureza e colocá-lo em uma gaiola é muita crueldade, é a mesma coisa que tirar um homem de sua vida cotidiana e colocá-lo em uma prisão para que viva o resto de sua vida.
Essa ave estava junto ao tico-tico-rei! Não pude indentificar a espécie, mas ela é do gênero Myiarchus, da família Tyrannidae (a mesma família que o bem-te-vi e o suiriri). Todas as espécies desse gênero são muito parecidas, sendo difícil a sua indentificação até por especialistas.
Este é um registro que consegui do tico-tico-rei junto ao Myiarchus!
Continuem nos acompanhando porque ainda vem muito mais por aí! Vejam como foi nossa aventura, na versão do nosso parceiro Thom Girotto, do UrbAnimals! http://www.urbanimals.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário