Quem sou eu

Minha foto
Sou amante dos animais e da natureza. Busco um caminho além das fronteiras impostas pelo homem. Procuro um meio de conhecer mais, aventurando e convivendo com esse universo além do ser humano, o mundo dos animais e das plantas, aonde existe vida. Acima de tudo este projeto foi criado para conscientizar as pessoas, mostrando muitos desses maravilhosos animais, fazendo-as compreender sua beleza e sua importância para o meio ambiente e para nós, humanos. Também temos como objetivo falar sobre todos os aspectos relacionados ao meio ambiente e a sustentabilidade. Lembrando que cada um de nós precisa fazer sua parte, para que possamos viver em um mundo sustentável. Qualquer dúvida é só entrar em contato! Marcus Farah.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Empresa despeja esgoto no rio Vermelho, em MT

Cerca de 60 milhões de litros de esgoto foram despejados no rio Vermelho, em Rondonópolis, Mato Grosso pela empresa de saneamento Sanear (Serviço Municipal de Saneamento). Como consequência do despejo, uma mancha escura e fedida está se formando na superfície do rio, que é um afluente de outros que chegam ao Pantanal. É possível ver peixes mortos cobertos de sujeira nas margens do rio. A mancha já atingiu o rio São Lourenço, que chega até a região do Pantanal.
A Polícia Civíl classificou o desastre como crime ambiental e isso resultou em uma multa de pelo menos R$ 10 milhões para o Sanear. Um engenheiro ambiental da empresa chegou a ser preso em flagrande, mas acabou sendo liberado no dia segunte. Anteontem foram exonerados dos cargos três dirigentes da empresa, entre eles a diretora-geral e o diretor-técnico.
Segundo a Sema (Secretaria Estadual do Meio Ambiente), o despejo ocorreu entre os dias 3 e 10 de maio, e antes do ocorrido, o Ministério Público pediu para a empresa interromper o procedimento. As populações ribeirinhas foram orientadas a não consumir peixes nem as águas dos rios durante os próximos 120 dias. Um laudo que irá conter a extenção do dano ambiental deve ficar pronto em 20 dias.
O então prefeito da cidade, José Carlos do Pátio (PMDB) negou crime ambiental. Ele teve o mandato cassado e o presidente da Câmara, Ananias Filho (PR), que assumiu em seu lugar disse estar à disposição da polícia e do Ministério Público para punir os culpados. Fonte: Jornal Folha de São Paulo, quinta feira, 17 de maio de 2012, página Cotidiano, C9.
O despejo do esgoto no rio está causando a morte de centenas de animais e se não forem tomadas medidas imediatas, mais e mais animais morrerão! A mancha atingirá o Pantanal, um dos biomas com maior concentração de vida silvestre da Terra, isso pode ser desastroso! Além de que o despejo também prejudica a população local que se alimenta dos peixes do rio e bebem a sua água. Como a empresa responsável pelo Saneamento local, com profissionais como engenheiros ambientais, teoricamente preocupados com o meio ambiente, po defazer uma coisa dessas? Despejar tal quantidade de esgoto em um rio, causando a morte de diversos animais e prejudicando a saúde da população? Como foi permitido que chegasse a esse ponto? A polícia e o governo local precisam tomar alguma atitude sobre o ocorrido, pois isso é um absurdo e uma vergonha para o nosso país. Fontes das Fotos:http://www.jb10.com.br/2012/05/esgoto-continua-a-ser-despejado-e-atinge-47-km-do-rio-vermelho-2/ http://gazetamt.com.br/noticia/esgoto-irregular-sanear-causa-o-maior-crime-ambiental-da-historia-da-cidade-mpe-quer-prisoes-de-resp/ http://www.atribunamt.com.br/?p=102642

Nenhum comentário:

Postar um comentário