Quem sou eu

Minha foto
Sou amante dos animais e da natureza. Busco um caminho além das fronteiras impostas pelo homem. Procuro um meio de conhecer mais, aventurando e convivendo com esse universo além do ser humano, o mundo dos animais e das plantas, aonde existe vida. Acima de tudo este projeto foi criado para conscientizar as pessoas, mostrando muitos desses maravilhosos animais, fazendo-as compreender sua beleza e sua importância para o meio ambiente e para nós, humanos. Também temos como objetivo falar sobre todos os aspectos relacionados ao meio ambiente e a sustentabilidade. Lembrando que cada um de nós precisa fazer sua parte, para que possamos viver em um mundo sustentável. Qualquer dúvida é só entrar em contato! Marcus Farah.

domingo, 2 de dezembro de 2012

Praia de Guecá - Segundo dia

Boa tarde, leitores! Hoje vamos continuar com a nossa estadia na praia de Guaecá!

No dia seguinte, decidimos aproveitar o sol, na linda praia. O sol estava forte durante todo o dia, o que nos permitiu aproveitar bastante, durante toda a tarde, até começar a anoitecer.


 No final da tarde, após sairmos da praia, fomos até um ponto turístico local. Um morro onde se for até o final, será premiado com uma vista sensacional! Na foto abaixo é possível ver uma ilha ao fundo e vários navios petroleiros.


No morro também é possível avistar quase por completa, a praia de Guaecá, onde ficamos hospedados. Absolutamente lindo, ver a praia desse ângulo.


 Horas depois, já de noite, voltamos para a praia para curtir um pouco da natureza e ver se conseguíamos encontrar alguma coisa, e encontramos! 
Na foto abaixo vocês podem ver o caroça, como é chamado na região. Popularmente é conhecido como maria farinha, mas tem diversos nomes, dependendo da região onde é encontrado. Pode ser encontrado na costa leste dos Estados Unidos e no litoral brasileiro.
A maria farinha é um gênero de caranguejo conhecido como Ocypode, que habita praias arenosas, onde faz suas tocas, acima do nível na maré. É considerado um bioindicardor, ou seja, um indicador de qualidade ambiental. Se houver várias tocas de maria farinha, quer dizer que a praia é limpa.


A coloração desse animal dificulta sua visualização, pois possui os mesmos tons da areia, utilizando isso como uma forma de camuflagem, para se esconder dos predadores. Além disso, o caroça é um excelente corredor, utilizando quatro dos seus cinco pares de patas para isso. O outro par (as pinças) é utilizado na captura de alimentos, para cavar suas tocas e para se defender.
Esses animais se alimentam de moluscos, peixes como as traíras e detritos orgânicos. A época de reprodução está entre a primavera e o início do verão, devido a temperatura. A maria farinha é sensível ao frio mas possúi uma boa resistencia ao calor.


Abaixo confiram uma breve filmagem que fiz com a maria farinha!


Nenhum comentário:

Postar um comentário