A energia solar é a energia que é proveniente do Sol, sendo ela luminosa ou térmica. É uma fonte de energia limpa, renovável e extremamente abundante, pois a luz do Sol está em toda parte. Ela pode ser aproveitada até mesmo em regiões temperadas, continuamente cobertas por nuvens. A quantidade de energia solar anualmente incidida nos Estados Unidos é cerca de 2 mil vezes maior do que a energia produzida por todas as usinas elétricas movidas a carvão do país.
Usina Solar:
As Usinas Solares ou Fazendas Solares utilizam centenas de espelhos planos, ou helióstatos, para direcionar a luz do Sol para um receptor central (geralmente construído em uma torre) e elevar sua temperatura a mais de 600°. Óleos sintéticos são utilizados para resfriar o receptor e levar a energia solar concentrada, usada para gerar vapor, que aciona turbinas ligadas a um gerador.
Efeito Fotoelétrico:
O fenômeno que transforma energia solar em energia elétrica é chamado de Efeito Fotoelétrico. O fenômeno fotoelétrico se da pelos elétrons, que absorvem a energia luminosa, ganhando assim energia suficiente para se liberarem da estrutura atômica.
Na natureza o efeito fotoelétrico é observado em plantas: quando a luz de determinado comprimento de onda, incidindo sobre molécula de clorofila, libera elétrons desta molécula com energia suficiente para iniciar o processo da fotossíntese.
Células Fotoelétricas:
Células fotoelétricas são dispositivos capazes se transformar energia luminosa em energia elétrica. Essas células podem funcionar como geradoras de energia elétrica a partir da luz e como um sensor capaz de medir a intensidade luminosa.
Podemos utilizar essas células para gerar energia. Devido ao consumo crescente, pela sociedade moderna, de energia efetivamente baseada no petróleo, que é um combustível esgotável, tornou-se necessária a procura de fontes alternativas, de preferência renováveis que possam vir a substituí-lo. As células fotoelétricas podem gerar energia. Ao absorver a luz, esse dispositivo produz uma pequena corrente elétrica, que pode ser aproveitada para gerar energia.
Os semicondutores feitos de silício são os mais usados na construção das células fotoelétricas. Essa forma alternativa de energia ainda apresenta uma série de problemas para ser produzida em larga escala: o custo ainda é muito elevado, por isso ainda é pouco utilizada nos países do mundo.
Com a extensão de três campos de futebol, a Arca Solar da Sanyo, no Japão, possui cerca de 5 mil módulos de células fotovoltaicas. O edifício é ao mesmo tempo símbolo de energia solar e fonte de eletricidade para o laboratório e o museu, que funcionam ao lado. As células fotovoltaicas podem se tornar cada vez mais úteis, sobretudo em locais remotos ou onde a luz solar é constante.
Vantagens da energia solar:
É uma energia limpa.
As centrais necessitam de manutenção mínima.
Os painéis solares são a cada dia mais potentes ao mesmo tempo que seu custo vem decaindo..
A energia solar é excelente em lugares remotos ou de difícil acesso, pois sua instalação em pequena escala não obriga a enormes investimentos em linhas de transmissão.
Em países tropicais, como o Brasil, a utilização da energia solar é viável em praticamente todo o território, e, em locais longe dos centros de produção energética, sua utilização ajuda a diminuir a demanda energética nestes e consequentemente a perda de energia que ocorreria na transmissão.
Desvantagens da energia solar:
Um painel solar consome uma quantidade enorme de energia para ser fabricado. A energia para a fabricação de um painel solar pode ser maior do que a energia gerada por ele.
É uma fonte de energia cara.
Existe variação nas quantidades produzidas de acordo com a situação atmosférica (chuvas, neve), além de que durante a noite não existe produção alguma, o que obriga a que existam meios de armazenamento da energia produzida durante o dia em locais onde os painéis solares não estejam ligados à rede de transmissão de energia.
Locais em latitudes médias e altas sofrem quedas bruscas de produção durante os meses de inverno devido à menor disponibilidade diária de energia solar. Locais com frequente cobertura de nuvens , tendem a ter variações diárias de produção de acordo com o grau de nebulosidade.
As formas de armazenamento da energia solar são pouco eficientes quando comparadas, por exemplo, aos combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás), a energia hidroelétrica (água) e a biomassa (bagaço da cana ou bagaço da laranja).