O bugio é um primata grande, podendo pesar até 9 kg. Vive em bandos entre 3 e 12 indivíduos que têm um macho líder. Seu habitat é a Mata Atlântica e possui hábitos arborícolas. Se locomove lentamente com a ajuda de sua longa cauda.
Utiliza seu rugido, que pode ser caracterizado como um forte ronco, quando avista um bando se aproximando, sinal de perigo e marcação de território.
Se alimentam principalmente de folhas, flores, frutos, brotos e caules. Saem para procurar alimento logo ao amanhecer e ao pôr-do-sol.
Atinge sua maturidade sexual por volta dos dois anos de idade, sua gestação dura em média 100 dias aonde da a luz à um filhote com cerca de meio quilo.
Curiosidade:
A ampliação da potência do seu rugido deve-se a um pequeno osso situado entre a laringe e a base da língua, chamado hióide. Quando surge um predador, o hióide funciona como uma caixa de ressonância.
Esse bando vive em vida livre na mata do Zoológico de São Paulo. Os avistamos durante uma visita monitorada que fizemos nos locais fechados a visitação do zoológico!
Nenhum comentário:
Postar um comentário