Quem sou eu

Minha foto
Sou amante dos animais e da natureza. Busco um caminho além das fronteiras impostas pelo homem. Procuro um meio de conhecer mais, aventurando e convivendo com esse universo além do ser humano, o mundo dos animais e das plantas, aonde existe vida. Acima de tudo este projeto foi criado para conscientizar as pessoas, mostrando muitos desses maravilhosos animais, fazendo-as compreender sua beleza e sua importância para o meio ambiente e para nós, humanos. Também temos como objetivo falar sobre todos os aspectos relacionados ao meio ambiente e a sustentabilidade. Lembrando que cada um de nós precisa fazer sua parte, para que possamos viver em um mundo sustentável. Qualquer dúvida é só entrar em contato! Marcus Farah.

sábado, 20 de agosto de 2011

Bioluminescência


Os vaga-lumes emitem luz através de seus órgãos bioluminescentes localizados na parte inferior de seu abdômen e, as vezes, na cabeça.
A bioluminescência é um fenômeno em que ocorre produção e emissão de luz por um ser vivo, através de uma reação química, aonde a energia química é transformada em energia luminosa.
No caso dos vaga-lumes, a proteína "luciferina" é oxidada pela enzima "lucifarase", consumindo uma molécula de trifostato de adenosina (ATP - nucleotídeo responsável por armazenamento de energia). A luciferina, agora energizada, libera essa energia química na forma de energia luminosa.
A bioluminescência ocorre em diversos seres vivos, desde bactérias até insetos.

Curiosidade: As larvas de vaga-lumes, encontradas em pequenos buracos nos cupinzeiros, usam sua luz para atrair os cupins, durante a noite, e captura-los para se alimentarem.

ATENÇÃO:
O nome correto é ''bioluminescência" e não "bioluminência" como eu falei no vídeo. Perdoem-me o erro.
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário