Quem sou eu

Minha foto
Sou amante dos animais e da natureza. Busco um caminho além das fronteiras impostas pelo homem. Procuro um meio de conhecer mais, aventurando e convivendo com esse universo além do ser humano, o mundo dos animais e das plantas, aonde existe vida. Acima de tudo este projeto foi criado para conscientizar as pessoas, mostrando muitos desses maravilhosos animais, fazendo-as compreender sua beleza e sua importância para o meio ambiente e para nós, humanos. Também temos como objetivo falar sobre todos os aspectos relacionados ao meio ambiente e a sustentabilidade. Lembrando que cada um de nós precisa fazer sua parte, para que possamos viver em um mundo sustentável. Qualquer dúvida é só entrar em contato! Marcus Farah.

sábado, 28 de julho de 2012

Livearth

Alunos da Universidade Federal do Rio Grando do Sul observaram um número crescente de baleias francas no litoral norte do estado e criaram o ''Projeto Baleias do Rio Grande do Sul''! Confiram na nossa postagem no blog Livearth no link abaixo!

"Alunos da UFRGS dão início a projeto de proteção de baleias francas no Litoral Norte." 

 

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Contribuições para a sustentabilidade - 6

Boa tarde leitores! A dica sustentável de hoje é bem simples!

Promova a dimensão ambiental:

Aonde estiver, seja em casa, no trabalho, na escola ou em outro lugar, busque sempre estimudar a abordagem ambiental! Nas tarefas do dia-a-dia promova sempre os 5Rs, que são: Reduzir, Reutilizar, Reciclar e preciclar, Reeducar e Replanejar.

Se cada pessoa fizer a sua parte, estaremos mais próximos de um mundo mais sustentável!

Essa foi uma dica sustentável bem simples, mas de muita importância! Continuem nos acompanhando e até a semana que vem, com mais uma dica sustentável!
  

domingo, 22 de julho de 2012

Livearth

Confiram mais uma postagem nossa no blog Livearth!

"Norte-americanos passam a acreditar mais nas mudanças climáticas."

 

 

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Jardim Botânico de São Paulo

A turma da engenharia ambiental e sanitária do Centro Universitário SENAC fez uma visita técnica ao Jardim Botânico de São Paulo, que é uma área de preservação ambiental e abriga uma reserva de mata atlântica nativa, preservando importantes espécies da flora e da fauna. Para saber mais sobre o Jardim Botânico, clique aqui. Agora mostraremos como foi nossa visita, mostrando os animais que podemos encontrar lá e muito mais! 


  O Jardim Botânico abriga uma rica fauna silvestre! Acima pode-se ver um lagarto, à beira de um dos lagos do jardim. Abaixo pode-se observar o bugio, também conhecido como ''guariba'', o maior primata encontrado no Brasil. O bugio possui um grito muito característico, podendo ser ouvido à quilômetros de distância. O rugido deu origem à diversas lendas no norte de Tocantins.

É possível encontrar diversos artrópodes, grupo que reúne os crustáceos, aracnídeos, insetos, quilópodes e diplópodes. Abaixo pode-se observar alguns dos diversos artrópodes que pudemos encontrar!
Esse besouro é da ordem coleoptera, que é a ordem que possui o maior número de espécies dentre todos os seres vivos (cerca de 350 mil)!

Essa é uma das diversas aranhas que pudemos encontrar no Jardim! Em todo lugar que passávamos era possível encontrar esse belo aracnídeo, nas mais variadas cores!


E esse inseto? Quem é ele? Não faço ideia! Mas é mais um exemplo da variedade de insetos que podemos encontrar!


As taturanas também marcaram presença! Além desta abaixo, avistei mais uma, de cor diferente! É sempre bom lembrar que é preciso tomar muito cuidado com as cerdas dessas lagartas, que ao toque, podem causar sérias queimaduras!


Agora confiram o vídeo da nossa visita!

terça-feira, 17 de julho de 2012

Contribuições para a sustentabilidade - 5

Noa noite, caros leitores! No frio dessa noite, decidi postar mais uma dica sustentável!

Forme e/ou participe de associações comunitárias:

A sociedade precisa se organizar para fazer valer seus direitos.

As ONGs (Organizações Não-Governamentais) são uma alternativa eficaz de atuação democrática das comunidades, e a legislação ambiental brasileira favorece reivindicações vindas dessas ONGs.

As ONGs, constituem o chamado ''quarto poder''. Organizadas, honestas e competentes, podem desempenhar papéis importantes na defesa dos interesses socioambientais da sociedade.

Para formar uma ONG, busque orientações em associações já formadas ou em órgãos públicos de meio ambiente ou até mesmo com advogados.

Exerça seus deveres e direitos, participe e envolva-se nas ações de proteção e melhoria da qualidade ambiental dessas ONGs.

E essa foi mais uma dica sustentável! Até a semana que vem!

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Contribuições para a sustentabilidade - 4

Boa tarde leitores! Que tal finalizarmos o dia com mais uma dica sustentável? Então lá vai!

Mantenha-se informado sobre as questões ambientais!

Procure sempre se informar sobre as questões ambientais que estão sendo discutidas! Lembre-se que, informação é poder! Fique sempre atento nas notícias ambientais passadas nos diversos meios de comunicação, como rádio, televisão, revistas, jornais, internet, palestras, etc.

O analfabetismo ambiental é uma grande ameaça à sustentabilidade do homem na Terra, uma pessoa desinformada é uma pessoa a menos para ajudar na luta por um mundo mais sustentável. É sempre preciso estar informado para poder avaliar e tomar decisões corretas para melhorar a qualidade de vida, que por sua vez depende da qualidade ambiental.

Para postar essas dicas ambientais, uso como base um livreto de Genebaldo Freire Dias, chamado ''40 Contribuições Pessoais Para a Sustentabilidade". Quem quiser saber mais sobre o assunto, pode comprar esse livreto, pequeno e muito útil!

Essa foi a nossa quarta dica sustentável. Fiquem ligados porque na próxima semana postarei mais uma!

Livearth

Confiram mais uma postagem nossa no blog Livearth!

Para acessar a postagem, cliquem no link abaixo:

"Nordeste terá primeira indústria do Brasil de combustível feito com algas".

terça-feira, 10 de julho de 2012

São Sebastião do Paraiso - Parte Final


Depois de aproveitar uma linda manhã no Camping de Furnas, nada melhor do que tirarmos um tempinho para descansar e nos deliciar com a maravilhosa comida da região!


Almoçamos em um lugar maravilhoso, com uma vista maravilhosa, mas é claro que não podíamos deixar de notar alguns visitantes que também fazem uma parada para ''encher a pança'' nesse restaurante de estrada! Mais uma vez encontramos a graúna, que é bem comum na região, e além dela, tivemos a compania de um canário-da-terra!


Já que estamos falando em aves, visitem a nossa página do wikiaves e vejam nossos registros fotográficos! O wikiaves é um site que permite ao amante das aves postar fotos e sons das aves brasileiras. O site é um ótimo ''dicionário'' de aves, sendo que cada espécie registrada possui sua própria página, falando de suas características, hábitos, disctribuição, etc. Para quem se interessar, é possivel se inscrever no site. Existem fotos maravilhosas tiradas por excelentes fotógrafos da natureza! Confiram nossos registros aqui!


 Após um belo almoço, fomos dar uma olhada de perto nos maravilhosos cânyons da região de Furnas! 
Os cânyons são vales profundos com encostas quase verticais, podem se estender por vários quilômetros e atingir grandes profundidades, os paredões dos cânyons de Furnas ultrapassam os 20 metros de altura. Em geral, os cânions têm um aprofundamento lento, podendo durar milhões de anos. Os rios são os principais autores dessas maravilhas da natureza. "Dependendo da declividade do terreno, da quantidade de água e das fraturas do relevo, um curso d’água tem a capacidade de entalhar as rochas do leito por onde corre, dando origem aos paredões", afirma a geógrafa Lylian Coltrinari, da Universidade de São Paulo (USP).


E assim chegamos ao final da nossa maravilhosa estadia em São Sebatião do Paraiso, cidadezinha localizada no sul de Minas Gerais! Esperamos estar de volta à essa bela cidade em breve, trazendo muitos novos registros para vocês!
 Obrigado por nos acompanhar nessa aventura e fiquem ligados no Spirito Selvagem, porque novas aventuras e novos registros nos aguardam!


quarta-feira, 4 de julho de 2012

Contribuições para a sustentabilidade - 3

Nessa quarta-feira falaremos de mais uma contribuição que você pode fazer para contribuir com a preservação ambiental!

Conheça a legislação ambiental!

Conhecer as leis ambientais brasileiras, que são consideradas as mais avançadas e modernas do mundo, é uma grande ajuda para exercermos os nossos direitos! 
Busque sempre informações nos sites do IBAMA ( Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e do Ministério do Meio Ambiente ( Conama - Conselho Nacional do Meio Ambiente).
Segue os respectivos sites: 



Além do acesso eletrônico, pode-se procurar os órgãos ambientais da região e pedir-lhes informações e orientações.

Essa foi mais uma dica sustentável! Fiquem ligados porque semana que vem tem mais!