Quem sou eu

Minha foto
Sou amante dos animais e da natureza. Busco um caminho além das fronteiras impostas pelo homem. Procuro um meio de conhecer mais, aventurando e convivendo com esse universo além do ser humano, o mundo dos animais e das plantas, aonde existe vida. Acima de tudo este projeto foi criado para conscientizar as pessoas, mostrando muitos desses maravilhosos animais, fazendo-as compreender sua beleza e sua importância para o meio ambiente e para nós, humanos. Também temos como objetivo falar sobre todos os aspectos relacionados ao meio ambiente e a sustentabilidade. Lembrando que cada um de nós precisa fazer sua parte, para que possamos viver em um mundo sustentável. Qualquer dúvida é só entrar em contato! Marcus Farah.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

LIVEARTH

Confiram nossa primeira postagem do ano no blog LIVEARTH:

"Sensor na cabeça de elefantes-marinhos é usado em estudo do mar"

 

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Calouro Cidadão

Como muitos paulistanos viram, nesse sábado passou no SPTV uma reportagem sobre o Calouro Cidadão.
O Calouro Cidadão é um movimento criado pela Área Educacional da Virada Sustentável com apoio da Rede Globo de São Paulo. O objetivo é oferecer aos calouros uma experiência única, de interagir com crianças de uma comunidade humilde na Brasilândia, zona norte e ajudá-las a se conscientizar sobre o lixo e os problemas que ele pode trazer para o meio ambiente e para a saúde humana.

Nesse ano participaram cinco universidades: A FGV (Fundação Getúlio Vargas), Santa Casa, PUC/SP, IED (Instituto Europeu de Design) e o SENAC.

Foto alunos do SENAC na Oficina de Construção

Para o projeto, alguns veteranos dessas universidades (do SENAC fomos eu e o meu amigo e colega Bruno Regis) foram instruídos pelo professor da FGV e coordenador do projeto, Ademar, a apresentar o projeto aos calouros e convidá-los a participar. 

Foto alunos do SENAC na Oficina de Construção

Nós, do curso de engenharia ambiental do SENAC nos organizamos para fazer uma Oficina de Construção com as crianças, onde elas aprenderam a importância de se reciclar e reutilizar os resíduos sólidos. As crianças aprenderam a reaproveitar garrafas plásticas e outros materiais, construindo vários brinquedos como carros, com esses materiais que seriam descartados.

Foto alunos do SENAC na Oficina de Construção

Segue os link com as reportagens sobre o Calouro Cidadão, no SPTV 1ª edição e 2ª edição:

Reportagem SPTV 1ª edição (ao vivo)
http://globotv.globo.com/rede-globo/sptv-1a-edicao/t/edicoes/v/projeto-calouro-solidario-apresenta-uma-nova-forma-de-trotes-nas-universidades/2423283/

Reportagem SPTV 2ª edição

Eu e todos os alunos do SENAC agradecemos ao Ademar por nos dar a oportunidade de participar desse projeto que marcou em muito em nossas vidas e ajudou as crianças e o meio ambiente.
 

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Jararaca

Sem nenhum registro novo no mes de janeiro, em fevereiro já trago uma novidade aqui para o blog!
Passei o último fim de semana no sítio do meu amigo Bruno, em Embu das Artes, e foi na ida que encontramos essa maravilhosa jararaca!


A jararaca é uma cobra peçonhenta, e é o animal peçonhento que mais causa acidentes aqui no Brasil. No país, existem 20 espécies conhecidas de jararacas. Elas se alimentam de pequenos animais, como ratos, sapos, etc. 

Avistamos essa cobra no meio da estrada de terra. Paramos para que eu pudesse fazer os registros para o blog (infelizmente não estava com a câmera e tive que fazer os registros com o celular, peço desculpas). Sabendo que se tratava de um animal altamente perigoso, preferi deixa-la em paz e não move-la, nem para retirá-la da estrada, pois era altamente perigoso, pois não tenho experiência com manuseio de animais peçonhentos. Então tirei algumas fotos, filmei rapidamente e fomos embora curtir o feriado!


Lembrando que é sempre bom evitar mexer com os animais, principalmente os venenosos, como a jararaca. Mexendo com eles, além de ser altamente perigoso, pode acabar causando um estresse para o animal.

Para quem quer saber mais, vou ensinar a diferenciar as cobras não peçonhentas das cobras peçonhentas:

Não Peçonhentas:
- Cabeça arredondada
- Pupila arredondada
- Cauda longa, afinando gradualmente
- Não possui a fosseta loreal

Peçonhentas:
- Cabeça triangular
- Pupila em fenda vertical
- Cauda curta, afinando rapidamente
- Possui a fosseta loreal.

No Brasil, todas as cobras peçonhentas apresentam a fosseta loreal, com excessão da cobra coral. Há outras excessões, como a jiboia, que não possui a cabeça arredondada, porém não é uma cobra peçonhenta, e sim uma cobra constritora (que mata por constrição).



quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Contribuições para a sustentabilidade - 19

Boa tarde, pessoal! Na primeira postagem de fevereiro, vamos falar sobre a primeira Dica Sustentável do ano!

Incentive os jovens a segur carreiras na área ambiental

Com os problemas ambientais, a necessidade de se encontrar fontes de energia alternativas e com a busca pela sustentabildiade, a área profissional de meio ambiente é a que mais cresce no mundo e a que mais gera novas profissões.

Algumas dessas profissões são: engenharia ambiental, engenharia florestal, gestão ambiental, biologia, etc. Com essas profissões, pode-se seguir diversas áreas, como: direito ambiental, controle de resíduos, tecnologias limpas, energia renovável, educação ambiental, tratamento e reúso da água, reciclagem, recuperação de áreas degradadas, fiscalização, economia ambiental, entre muitas outras.

Novas profissões na área ambiental não param de surgir. E é muito importante para todos e para o planeta que hajam profissionais capacitados nessas áreas, para que possamos ter um futuro sustentável.


Espero que tenham gostado da Dica Sustentável de hoje! Continuem nos acompanhando! Um grande abraço. 

Marcus Farah