Sem nenhum registro novo no mes de janeiro, em fevereiro já trago uma novidade aqui para o blog!
Passei o último fim de semana no sítio do meu amigo Bruno, em Embu das Artes, e foi na ida que encontramos essa maravilhosa jararaca!
A jararaca é uma cobra peçonhenta, e é o animal peçonhento que mais causa acidentes aqui no Brasil. No país, existem 20 espécies conhecidas de jararacas. Elas se alimentam de pequenos animais, como ratos, sapos, etc.
Avistamos essa cobra no meio da estrada de terra. Paramos para que eu pudesse fazer os registros para o blog (infelizmente não estava com a câmera e tive que fazer os registros com o celular, peço desculpas). Sabendo que se tratava de um animal altamente perigoso, preferi deixa-la em paz e não move-la, nem para retirá-la da estrada, pois era altamente perigoso, pois não tenho experiência com manuseio de animais peçonhentos. Então tirei algumas fotos, filmei rapidamente e fomos embora curtir o feriado!
Lembrando que é sempre bom evitar mexer com os animais, principalmente os venenosos, como a jararaca. Mexendo com eles, além de ser altamente perigoso, pode acabar causando um estresse para o animal.
Para quem quer saber mais, vou ensinar a diferenciar as cobras não peçonhentas das cobras peçonhentas:
Não Peçonhentas:
- Cabeça arredondada
- Pupila arredondada
- Cauda longa, afinando gradualmente
- Não possui a fosseta loreal
Peçonhentas:
- Cabeça triangular
- Pupila em fenda vertical
- Cauda curta, afinando rapidamente
- Possui a fosseta loreal.
No Brasil, todas as cobras peçonhentas apresentam a fosseta loreal, com excessão da cobra coral. Há outras excessões, como a jiboia, que não possui a cabeça arredondada, porém não é uma cobra peçonhenta, e sim uma cobra constritora (que mata por constrição).
Nenhum comentário:
Postar um comentário