A oliveira é uma árvore de folhas perenes, ou seja, mantém sua folhagem durante todo o ano. Em geral, chega a medir de 4 a 5 metros, mas há casos em que chegam a ultrapassar os 10 metros. Suas folhas possuem coloração verde escura por cima e acinzentada por baixo. Suas flores são pequenas, brancas e surgem em cachos na estação da primavera. Seu fruto é conhecido como oliva ou azeitona e seu tamanho e forma podem variar.
Seus frutos só podem ser consumidos após serem processados, na forma de azeite ou de conserva. Uma oliveira rende em média 20kg de azeitonas.
Para se produzir 1 litro de azeite são necessários de 5 a 6 kg de azeitonas, em média.
Seu cultiva é feito principalmente na região mediterrânea, sendo a Itália e a Espanha seus maiores produtores.
A oliveira é capaz de se adaptar a tipos variados de solo, porém, é exigente em relação as condições climáticas. O clima deve ser seco no verão e frio e úmido no inverno. Seu ciclo produtivo tem inicio entre 5 e 10 anos de idade, variando de acordo com as condições de cultivo e climáticas.
Enquanto ''experimentávamos'' a oliveira, pude ouvir um canto ''quiriquiri'' do menor falcão e uma das menores aves de rapina do Brasil, o quiriquiri. Chega a medir 27 centímetros e pesar até 140g.
Este falcão encontrado em todo o território brasileiro vive em áreas abertas, semi-urbanizadas e margens de estradas.
Confiram nosso vídeo sobre a oliveira!
Nenhum comentário:
Postar um comentário