Sou amante dos animais e da natureza. Busco um caminho além das fronteiras impostas pelo homem. Procuro um meio de conhecer mais, aventurando e convivendo com esse universo além do ser humano, o mundo dos animais e das plantas, aonde existe vida.
Acima de tudo este projeto foi criado para conscientizar as pessoas, mostrando muitos desses maravilhosos animais, fazendo-as compreender sua beleza e sua importância para o meio ambiente e para nós, humanos. Também temos como objetivo falar sobre todos os aspectos relacionados ao meio ambiente e a sustentabilidade. Lembrando que cada um de nós precisa fazer sua parte, para que possamos viver em um mundo sustentável.
Qualquer dúvida é só entrar em contato!
Marcus Farah.
No dia 29/11 participei do programa Super HDB da Rede Vida de televisão, ao lado do professor e biólogo Edris Queiroz, do IBIMM (Instituto de Biologia Marinha e Meio Ambiente), e da apresentadora Danny Pink. Tivemos um papo muito legal sobre os mamíferos marsupiais. Confiram!
Gostaria de agradecer ao professor Edris e a Danny pela incrível oportunidade!
Hoje tem vídeo novo no canal!Vamos continuar a falar sobre enriquecimento ambiental.
Uma das técnicas de enriquecimento ambiental mais básicas é a reprodução do ambiente natural dos animais. Essa técnica serve para diversos animais como peixes e principalmente animais silvestres. O objetivo é aproximar o máximo possível o ambiente de cativeiro ao ambiente onde o animal se encontra na natureza.
Gostaram? Então se inscrevam no canal e compartilhem o vídeo, para ajudar a levar essa informação para outras pessoas, garantindo uma qualidade de vida melhor para muitos animais! Fiquem ligados!
Há uns dias fui entrevistado pelo estudante de jornalismo, Matheus Maluf, que fez uma matéria sobre o desmatamento. Confiram a matéria a baixo!
Protagonistas do “Desmatamento Zero”
Preocupados com o alto nível de desmatamento Organizações socioambientais
tomam iniciativas para evitar maiores danos às florestas
Em junho de 2015, o DETER identificou a maior
alta de desmatamento nos últimos seis anos, as áreas desmatadas chegaram a 3.260 Km2, área 107% maior do
registrado em agosto de 2014. A SAD do IMAZON liberou dados do seu “Sistema de Detecção do Desmatamento na Amazônia Legal em Tempo Real” –
DETER, e os números não são nada animadores: o corte raso (3260 Km2) e a
degradação florestal (1708,5 Km2), somados aos alertas não confirmados,
totalizam uma destruição de 5.121,92 Km2. Acabando com a seqüência de queda que
vinha sido registrada.
Tendo em vista o enorme aumento no número de
alertas de desmatamento, algumas Organizações
da sociedade civil apresentaram um
projeto para zerar o Desmatamento exemplificando varias formas de usar os
recursos de forma sustentável e consciente.
Em conversa com o engenheiro ambiental Marcus
Farah foi explicado que o desmatamento não é algo que podemos zerar, até porque
precisamos dos recursos naturais para grande parte dos objetos que utilizamos
no dia a dia que são feitos de madeira, papel, ou outros materiais derivados
deles. Logo 0% de desmatamento é algo inviável, “porém, o uso sustentável dos recursos naturais é, não só possível de
acontecer, como necessário. O que é preciso é acabar com o desmatamento ilegal,
sem o devido controle, e utilizar os recursos naturais de maneira racional,
minimizando os impactos ambientais e utilizando de medidas compensatórias.”
Mais uma vez o Mato Grosso liderou esse ranking com um aumento porcentual significativo, de aproximadamente 503% equivalente a 35% de todos os alertas.
Quando questionado o porquê desse enorme aumento de
desmatamento em MT, Marcus disse: “O Mato Grosso é um estado cuja principal fonte econômica é a
agropecuária. Com a aprovação do novo código florestal, em 2012, o tamanho das
áreas que deveriam ser preservadas, diminuiu. O que levou ao aumento do
desmatamento. Os produtores se aproveitaram disso para desmatar e usar essas
áreas para expandir sua produção. E por o MT ser um estado onde há uma grande
produção agropecuária houve um aumento ainda maior do que em estados onde há o
desmatamento por conta da extração de madeira.”
Quando o desmatamento desenfreado
ocorre sem o devido cuidado todos acabam sofrendo as conseqüências, um exemplo
claro disso é a crise hídrica que estamos passando atualmente. “O desmatamento diminui a quantidade de
chuvas, pois a água evaporada pelas árvores é levada pelo vento, através de
rios flutuantes, carregando a umidade que virá a voltar para a terra em forma
de chuva. Com o desmatamento, há menos árvores, logo, menos água é evaporada e
levada pelos rios flutuantes para se transformar em chuva.” Afirma o ambientalista
Marcus Farah.
Se o governo não começar a fiscalizar
e tomar decisões coerentes em relação a essa situação, nós poderemos enfrentar
problemas maiores do que a crise hídrica.
“o
desmatamento em níveis excessivos pode causar a extinção de espécies, falta de
água, diminuição na produção de oxigênio, maior concentração de CO2 na
atmosfera, aumento na temperatura global e a não tão longo prazo, até acabar
com a vida no planeta. Sim, esses números são alarmantes.” Conclui Marcus.
Faz tempo que não posto nada aqui no blog. A verdade é que estou focando mais na página do facebook, no instagram e no canal do youtube. Se quiserem acompanhar nossas publicações de forma mais rápida, nos acompanhem por essas redes sociais. Obrigado!
- Animais como Embaixadores da Educação Ambiental; - O Papel das Instituições de Conservação dos Animais; - Tartarugas Marinhas, a Busca pela Conservação; - Preservação e Animais Exóticos; - Enriquecimento Ambiental para animais Silvestres, Exóticos e Domésticos.
Levamos animais em todas as palestras (a menos que não seja do interesse do contratante). Contrate uma de nossas palestras! Entre em contato no nosso e-mail ou facebook: spiritoselvagem@hotmail.com https://www.facebook.com/Spirito-Selvagem-205384852863348/
Calendário
- Preservação e Animais Exóticos - Grupo de escoteiros Maria Imaculada (13/08/2016) - Tartarugas Marinhas, a Busca pela Conservação - Loja Maçônica Lessing (01/09/2016 - Minicurso: O Papel das Instituições na Conservação dos Animais - Semana da Escola Superior de Química das Faculdades Oswaldo Cruz (08/09/2016)
Essa semana foi incrível! Tive a oportunidade de estar com dois grandes ídolos!
Que tal passar "Cem dias Entre o Céu e o Mar" atravessando o oceano Atlântico em um barco a remo? Ou passar um ano inteiro ancorado na Antártica em um veleiro, feito por você mesmo, chamado "Paratii"? Ou quem sabe, com o mesmo veleiro, dar a volta ao mundo em um "Mar Sem Fim"? E tudo isso sozinho! Esses são alguns dos vários feitos de Amyr Klink, navegador brasileiro que tive o imenso prazer de conhecer pessoalmente, em uma palestra sobre Sustentabilidade Urbana, na Escola São Paulo.
Já conhecia seus livros, que relatam suas travessias e expedições, e me fizeram amar ainda mais o mar. Estar na presença desse ídolo foi simplesmente incrível!
Richard Rasmussen! Mais um ídolo que tive a imensa felicidade de conhecer. Biólogo, apresentador de tv e um dos responsáveis pela minha paixão pelos animais e por ter escolhido seguir essa carreira.
Desde criança assisto a seus programas e conhecê-lo pessoalmente só me motivou ainda mais à continuar com meu trabalho e indo atrás dos meus sonhos! Feliz demais! Haha.
E a promessa está sendo cumprida! Amanhã estaremos voltando, depois de 1 ano, à cidade do amor, Ubatuba, em busca de novos desafios. Desta vez, no Aquário de Ubatuba. Tenho certeza que será um mês incrível de novas amizades e muito aprendizado.
Confiram um pouco de como foi nossa experiência no ano passado, na cidade que só cheira amor. Com isso da pra ter uma noção do que está por vir! Haha.
No mesmo dia que fomos ao Horto Florestal, fomos conhecer o Núcleo da Pedra grande, um dos quatro núcleos do Parque Estadual da Cantareira. O núcleo possui quatro trilhas, e fizemos as quatro! A maior é a trilha da Pedra Grande, que leva até a Pedra Grande, principal atrativo do núcleo e que nos propicia uma vista belíssima da cidade de São Paulo. Confiram!
Quero deixar um agradecimento especial ao meu amigo e parceiro Romário Sousa do ABC dos Resíduos Sólidos!
Karina Oliani, médica e especialista em resgate em áreas remotas, praticante de esportes de aventura, apresentadora de tv, a brasileira mais jovem a escalaro Everest e atualmente apresentadora do programa Missão Extrema nos Domingos Extremos da Discovery Brasil. Emocionante conhecer essa mulher incrível e ainda poder contribuir para a construção de uma escola para as crianças que ficaram órfãs no Nepal, e ainda ganhar uma camiseta! Haha. Palestra sobre o Everest, Nepal, sonhos e superação. Com certeza me motivou para continuar correndo atrás dos meus sonhos! Obrigado, Karina!
Conheçam um pouco mais sobre esta mulher incrível!
Karina Oliani fala um pouco dela para o Ecco Talentos. Vídeo de 2012
No começo de maio fui, junto ao meu parceiro Romário do ABC dos Resíduos Sólidos, ao Horto Florestal e ao Núcleo da Pedra Grande, no Parque Estadual da Cantareira. O Horto Florestal está localizado na zona norte da cidade de São Paulo e é um ótimo lugar para lazer, levar a família, relaxar e apreciar a natureza. Em nossa visita no horto, encontramos uma capivara e um esquilo. Confiram! Em breve disponibilizo o vídeo do Núcleo do Engordador que está muito legal e também as fotos do dia.
Nesse sábado, 23/05/2015, estive presente mais uma vez na Telinha! Dessa vez em uma rápida participação no programa Terra da Gente, durante o encontro de observadores de aves, Avistar, em São Paulo. Minha participação é aos 8:13 minutos. O Terra da Gente é televisionado pela Globo de Campinas, São Carlos, Ribeirão Preto e Sul de Minas. Obrigado ao Marcelo Ferri, Valéria Forner e toda a equipe do Terra da Gente! Confiram a Reportagem e entendam essa paixão que é Passarinhar!
No dia 23/04 os alunos da Engenharia Ambiental e Sanitária e da Gestão Ambiental do SENAC realizaram uma visita técnica a Fazenda Acaraú, localizada em Bertioga, litoral de São Paulo
A Fazenda Acaraú desenvolve diversos trabalhos de levantamento da fauna e da flora, além de ser reconhecida como Área de Soltura de Animais Silvestres. Ela possuí um centro de manejo com recintos onde ficam hospedados animais que são recebidos e que estão em tratamento e observação para serem reabilitados. Durante nossa visita pudemos avistar diversas espécies de animais em vida livre, entre aves e mamíferos, além de ter a oportunidade de conhecer esses recintos e observar os animais em
reabilitação. No caso, um jacu e um lindo gato-do-mato-pequeno, que em
breve devem ser devolvidos a natureza. Trabalho fantástico da Fazenda
Acaraú!
Confiram o vídeo que fiz falando sobre uma cutia que encontramos se aproveitando de um dos comedouros que ficam espalhados pela fazenda e confiram todas as fotos da visita clicando aqui.
No dia 28/02 fomos até o Solo Sagrado do Guarapiranga em uma saída de campo do Centro Universitário SENAC, onde foram turmas do curso de Engenharia Ambiental e do curso de Gestão Ambiental. Confiram!
Os primeiros protótipos do Paraíso Terrestre, também conhecidos como Solos Sagrados foram criados no Japão na metade do século XX. Idealizados por Mokiti Okada, também conhecido como Meishu-Sama (Senhor da Luz), os Solos Sagrados são como Templos da Igreja Messiânica e se caracterizam pela harmonia entre a beleza natural e a criada pelo homem. Meishu-Sama tinha como objetivo que outros países tivessem os Solos Sagrados do Japão como exemplo e também construíssem em seu território um protótipo do Paraíso Terrestre.
No Brasil o Solo Sagrado foi construído à margem da represa do Guarapiranga, em São Paulo. Com sua área de 327.500 m², o Solo Sagrado do Guarapiranga é considerado um dos maiores lugares no Brasil para se contemplar a natureza e para meditação.
A construção do Solo Sagrado do Guarapiranga começou em 1991 com a ajuda
de milhares de voluntários do Brasil e de outros países do mundo que se
revezavam em mutirões para ajudar, enchendo o lugar com seu amor,
gratidão e sinceridade.
Apesar de ser um Templo da Igreja Messiânica, você não precisa ser um fiel para ir ao Solo Sagrado e nem será doutrinado. Os Messiânicos acreditam que só por estar no local, a pessoa já está se encontrando com Deus através da natureza. Então mesmo sendo cristão, judeu, ateu, etc, você pode visitar o Solo Sagrado e levar sua família para apreciar um lugar de uma beleza incrível!
O Templo - Escadaria Arco - Íris é sustentado por 16 pilares que representam todas as direções do mundo. A primeira vista parece que não possui paredes, nem teto, porém, o céu é considerado o teto e as paredes são a própria natureza. A escadaria que leva ao templo possui sete patamares ladeados por flores com as cores do arco-íris.
Em um lugar tão belo e cheio de vida também é possível ver alguns animais, como é o caso dessas corujas-buraqueiras. Um presente incrível!
O Solo Sagrado do Guarapiranga também é um modelo de preservação ambiental, possuindo seu próprio Sistema de Gestão Ambiental, buscando a sustentabilidade e a preservação da fauna e da flora locais.
Lá, todo resto orgânico é descartado em local adequado, onde bactérias degradam a matéria orgânica, transformando-a em húmus que é utilizado como adubo nos jardins. Toda a água utilizada é proveniente de poços artesianos, não consumindo água da represa do Guarapiranga.
O viveiro de flores produz aproximadamente 70 mil mudas por mês, que são utilizadas nos jardins, mantendo o local sempre florido em todas as épocas do ano. No viveiro é utilizado um Cultivo Natural, não são utilizados adubos químicos nem agrotóxicos.
Depois de conhecer as maravilhas do Solo Sagrado, fizemos uma trilha de aproximadamente 1h30 mesmo de baixo de chuva! Durante a trilha encontramos uma jararaca que estava imóvel, esperando a chuva passar.
Por ser um animal de sangue frio, que não possui a capacidade de regular sua temperatura interna, a jararaca fica mais ativa quando está calor e quando faz frio e/ou chove, fica menos ativa.
Gostaram? Se quiserem conhecer mais sobre o Solo Sagrado do Guarapiranga, cliquem aqui!
Confiram o vídeo da nossa visita!
Trilha Sonora:
Hino do Salmo 18 - Igreja Messiânica.
Agradecimentos:
Gostaria de deixar um agradecimento ao Leo Beuttler e à Letícia Soares
que me ajudaram com as filmagens, à todos os meus colegas da engenharia
ambiental e da gestão ambiental, aos meus professores e às pessoas do
Solo Sagrado que estiveram conosco o tempo todo.
O Terra da Gente publicou uma matéria a respeito das fotos que mandei para o "Você no TG" da passarinhada do natal em São Sebastião do Paraiso, MG. Confiram a matéria no link a baixo! Obrigado ao Terra da Gente pela publicação!
Ter a oportunidade de conhecer meu ídolo e aprender com ele foi uma experiência incrível e muito inspiradora para continuar meu trabalho! O caminho ainda é longo e ainda tenho muito a aprender. Obrigado ao Sergio Rangel pela oportunidade e pelo aprendizado!
É isso aí, galera, é amanhã! Amanhã e domingo
estaremos em Mairiporã em um curso de manejo de aves e répteis com o
biólogo Sérgio Rangel! Será uma grande oportunidade de aprender a
manejar animais com um grande profissional e ídolo que me inspira todos
os dias a continuar esse trabalho!
É isso aí, galera. No fim desse mês estarei
realizando um curso de manejo de aves e répteis com ninguém menos que o
biólogo Sérgio Rangel! O Sérgio é um dos maiores nomes da educação
ambiental no Brasil e um ídolo que me inspira todos os dias a continuar esse trabalho. Será uma oportunidade incrível e de muito aprendizado!
Se você gosta de animais e gostaria de realizar o curso, assista o vídeo e entre em contato com o Sérgio.
Passamos o natal em São Sebastião do Paraiso, MG, e não podíamos deixar de sair para passarinhar, e como sempre não nos decepcionamos. Em algumas horas conseguimos registrar 25 espécies de aves. Vou falar de algumas pra vocês e depois mostro as outras.
O curicaca é uma ave quevive em pequenos bandos e procuram seu alimento no chão em campos abertos, utilizando seu bico longo e curvo para pegar larvas e besouros na terra fofa. Quando chega a noite essas aves se empoleiram nas árvores.
O carcará é um gavião onívoro, ou seja, se alimenta praticamente de tudo que encontra, animais vivos ou mortos e até lixo. Por isso também é comum avistá-lo em grandes cidades.
O carcará também foi inspiração para a canção 'Carcará' composta por João do Valle e José Cândido e que fez sucesso na voz de Maria Bethânia. Essa canção descreve o hábito do carcará de caçar em queimadas.
...Carcará, lá no sertão
É um bicho que avôa que nem avião
É um pássaro malvado
Tem o bico volteado que nem gavião
Carcará, quando vê roça queimada
Sai voando e cantando, Carcará
Vai fazer sua caçada
Carcará come inté cobra queimada...
O pica-pau-do-campo habita campos e cerrados, vivendo em casais ou pequenos grupos. Tem o hábito de capturar insetos no chão. Sua glândula mandibular possui uma secreção que serve como cola, fazendo com que sua língua funcione como vara e fisgue os insetos, facilitando que pegue insetos como formigas e cupins.
A seriema como sempre, marcando sua presença. Procura seu alimento no chão, podendo se alimentar de insetos, pequenos vertebrados e ovos. Contraditoriamente essa ave é beneficiada pelo desmatamento, já que habita campos abertos.
É uma ave que prefere correr ao voar. Pode atingir uma velocidade acima de 50 km/h antes de levantar voo.
Esses tucanos foram um presente, avistados nos acréscimos, ainda em Minas Gerais, quando já estávamos voltando para São Paulo.
O tucanuçu ou tucano-toco é facilmente reconhecido pela sua coloração, formato e tamanho do bico. Vive em casais ou em bandos e se alimenta de frutas, insetos, outros artrópodes e ovos e filhotes de outras aves.
Confiram o vídeo da passarinhada e fiquem ligados!
Trilha sonora: Charlie Brown Jr - Ritmo, ritual e responsa (abertura) Maria Bethania - Carcará