Quem sou eu

Minha foto
Sou amante dos animais e da natureza. Busco um caminho além das fronteiras impostas pelo homem. Procuro um meio de conhecer mais, aventurando e convivendo com esse universo além do ser humano, o mundo dos animais e das plantas, aonde existe vida. Acima de tudo este projeto foi criado para conscientizar as pessoas, mostrando muitos desses maravilhosos animais, fazendo-as compreender sua beleza e sua importância para o meio ambiente e para nós, humanos. Também temos como objetivo falar sobre todos os aspectos relacionados ao meio ambiente e a sustentabilidade. Lembrando que cada um de nós precisa fazer sua parte, para que possamos viver em um mundo sustentável. Qualquer dúvida é só entrar em contato! Marcus Farah.

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Passarinhada São Sebastião do Paraiso, MG

Passamos o natal em São Sebastião do Paraiso, MG, e não podíamos deixar de sair para passarinhar, e como sempre não nos decepcionamos. Em algumas horas conseguimos registrar 25 espécies de aves. Vou falar de algumas pra vocês e depois mostro as outras.

O curicaca é uma ave quevive em pequenos bandos e procuram seu alimento no chão em campos abertos, utilizando seu bico longo e curvo para pegar larvas e besouros na terra fofa. Quando chega a noite essas aves se empoleiram nas árvores.


O carcará é um gavião onívoro, ou seja, se alimenta praticamente de tudo que encontra, animais vivos ou mortos e até lixo. Por isso também é comum avistá-lo em grandes cidades. 
O carcará também foi inspiração para a canção 'Carcará' composta por João do Valle e José Cândido e que fez sucesso na voz de Maria Bethânia. Essa canção descreve o hábito do carcará de caçar em queimadas.

...Carcará, lá no sertão
É um bicho que avôa que nem avião
É um pássaro malvado
Tem o bico volteado que nem gavião
Carcará, quando vê roça queimada
Sai voando e cantando, Carcará
Vai fazer sua caçada
Carcará come inté cobra queimada...


O pica-pau-do-campo habita campos e cerrados, vivendo em casais ou pequenos grupos. Tem o hábito de capturar insetos no chão. Sua glândula mandibular possui uma secreção que serve como cola, fazendo com que sua língua funcione como vara e fisgue os insetos, facilitando que pegue insetos como formigas e cupins.


A seriema como sempre, marcando sua presença. Procura seu alimento no chão, podendo se alimentar de insetos, pequenos vertebrados e ovos. Contraditoriamente essa ave é beneficiada pelo desmatamento, já que habita campos abertos. 
É uma ave que prefere correr ao voar. Pode atingir uma velocidade acima de 50 km/h antes de levantar voo.


Esses tucanos foram um presente, avistados nos acréscimos, ainda em Minas Gerais, quando já estávamos voltando para São Paulo.
O tucanuçu ou tucano-toco é facilmente reconhecido pela sua coloração, formato e tamanho do bico. Vive em casais ou em bandos e se alimenta de frutas, insetos, outros artrópodes e ovos e filhotes de outras aves.


Confiram o vídeo da passarinhada e fiquem ligados!



Trilha sonora:
Charlie Brown Jr - Ritmo, ritual e responsa (abertura)
Maria Bethania - Carcará
    

Nenhum comentário:

Postar um comentário