Quem sou eu

Minha foto
Sou amante dos animais e da natureza. Busco um caminho além das fronteiras impostas pelo homem. Procuro um meio de conhecer mais, aventurando e convivendo com esse universo além do ser humano, o mundo dos animais e das plantas, aonde existe vida. Acima de tudo este projeto foi criado para conscientizar as pessoas, mostrando muitos desses maravilhosos animais, fazendo-as compreender sua beleza e sua importância para o meio ambiente e para nós, humanos. Também temos como objetivo falar sobre todos os aspectos relacionados ao meio ambiente e a sustentabilidade. Lembrando que cada um de nós precisa fazer sua parte, para que possamos viver em um mundo sustentável. Qualquer dúvida é só entrar em contato! Marcus Farah.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Incêndio no Butantan



O incêndio aparentemente causado por um curto-circuito, destruiu a maior coleção de cobras do mundo, mais de 80 mil exemplares de serpentes e 500 mil artrópodes adquiridos de todo o Brasil desde 100 anos atrás na época de Vital Brasil foram perdidos, sendo alguns exemplares únicos. Os animais serviam para estudos, e eram conservados em vidros com álcool e formol. Estudantes e trabalhadores do instituto se emocionaram ao ver o prédio pegando fogo e perceber a grande perda que isso causou. Segundo o Corpo de Bombeiros, o fogo se iniciou por volta das 7 h 35 e só foi controlado 1h 30 depois .
Segundo o diretor do Butantan Otávio Mercadante, espécies únicas foram perdidas "é uma perda incalculável, pois estes animais não tem valor estimado".
Segundo o instituto, o prédio estava em perfeitas condições e não apresentava problemas em relação a segurança.
Francisco Franco, curador do instituto classifica esse acontecimento como uma perda para a humanidade. "Foi uma perda total. E isso é uma perda para a humanidade. Desde o começo do Instituto Butantan, o Vital Brasil começou a guardar cobras para serem pesquisadas. E essas cobras que foram sendo acumuladas serviam de fundamento para as pesquisas e o aumento do conhecimento da biodiversidade de serpentes. Essas cobras todas foram perdidas, hoje não temos mais nada", disse o curador.



Essa é realmente uma tragédia. Um fato muito triste para toda a humanidade, pois muitos estudos eram feitos com esses exemplares e muitos deles eram únicos, ou seja, serão esquecidos, destruídos pelas chamas. Sem nenhum registro, tudo foi perdido, isso ao meu ver, foi uma falha do próprio instituto, pois sendo a maior coleção do mundo, os relatos deveriam ter sido completamente arquivados não só em papel mas como no computador também, para se ter uma maior garantia de que nada seria perdido, mas isso também pegou todos de surpresa.


Informações tiradas dos jornais Folha de São Paulo e Estadão, e do site Terra notícias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário