Quem sou eu

Minha foto
Sou amante dos animais e da natureza. Busco um caminho além das fronteiras impostas pelo homem. Procuro um meio de conhecer mais, aventurando e convivendo com esse universo além do ser humano, o mundo dos animais e das plantas, aonde existe vida. Acima de tudo este projeto foi criado para conscientizar as pessoas, mostrando muitos desses maravilhosos animais, fazendo-as compreender sua beleza e sua importância para o meio ambiente e para nós, humanos. Também temos como objetivo falar sobre todos os aspectos relacionados ao meio ambiente e a sustentabilidade. Lembrando que cada um de nós precisa fazer sua parte, para que possamos viver em um mundo sustentável. Qualquer dúvida é só entrar em contato! Marcus Farah.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Perda da Biodiversidade afetando a economia


Parece que o governo de alguns países não podem mais argumentar que para ajudar o meio ambiente se gasta muito dinheiro e prejudica a economia. Segundo um relatório da ONU (Organização das Nações Unidas), o desmatamento deve começar a afetar a economia de diversos países nos anos seguintes. Segundo cálculos da ONU, o custo anual da perda de florestas é de 2 trilhões a 5 trilhões de dólares, valor superior ao prejuízo da recém crise econômica.
O cálculo foi feito com base no projeto Economia dos Ecossistemas e da Biodiversidade (EEB), projeto com o objetivo de "prestar serviços a natureza".

Segundo diz Achim Steiner (diretor-executivo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) )
"Muitas economias continuam cegas ao enorme valor da diversidade de animais, plantas e outras formas de vida e ao seu papel no funcionamento de ecossistemas saudáveis"
"A humanidade criou a ilusão de que, de alguma forma, é possível se virar sem biodiversidade, ou de que isso é periférico no mundo contemporâneo"
"Na verdade, precisamos dela mais do que nunca em um planeta com seis bilhões de pessoas indo a nove bilhões em 2050."

De acordo com a ONU, quanto maior for a destruição dos ecossistemas, maior será a perda de grande utilidade prática dos mesmos para o homem.

No Brasil, a Amazônia está perto de atingir seu "ponto sem volta", mesmo com a diminuição da taxa de desmatamento, que prevê a redução de 80% até 2020 em relação à média registrada entre 96 e 2005. Segundo o relatório da ONU, um estudo coordenado pelo Banco Mundial que afirma que se a Amazônia perder 20% de sua cobertura original, em 2025, começaria um ciclo de desaparecimento agravado por problemas como mudanças climáticas, queimadas e incêndios em algumas partes da floresta.
No entanto, o Brasil também é citado como um dos países com mais reservas de matas e proteção ambiental:
"Alguns poucos países tiveram uma contribuição desproporcional para a expansão da rede global de áreas protegidas (que, segundo o relatório cresceu 57%): dos 700 mil quilômetros quadrados transformados em áreas de proteção desde 2003, quase três quartos ficam no Brasil, em grande parte, resultado do Programa de Áreas Protegidas da Amazônia (Arpa)."

Se o homem foi capaz de destruir é capar de reconstruir, não nos julgamos os seres mais inteligentes? Está na hora de colocarmos isso à prova! Precisamos ajudar não só nosso país, mas o mundo inteiro, então façam sua parte e tentem conscientizar o máximo de pessoas que puderem, nessa luta para salvar o nosso planeta, pois a natureza faz o que pode, mas não consegue se salvar sozinha!

5 comentários:

  1. Existem muitos fatores que envolvem a contrução de uma Usina Hidroelétrica:
    1 - Crescimento da Economia para a Região.
    2 - Aumento do número de empregos,
    etc... etc....
    Só que se esquecem que todo esse trabalho resulta uma perda irreparável no meio ambiente.
    Por que no sentam em uma mesa todas as partes envolvidas e encontrem uma solução que nenhum dos lados não seja prejudicado..

    Parabéns filho epla preocupação e o empenho em defesa da natureza

    Papai

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado pai.
    Com certeza, há sim benefícios ao homem, mas do mesmo jeito que pessoas dizem que os ambientalistas são radicais nesse ponto, o governo também está sendo radical, existe sim uma solução, só que se precisa da colaboração dos dois lados para que se possa chegar a um acordo que não prejudique nenhum deles.

    ResponderExcluir
  3. É meu amigo... Quem sabe o homem só vai aprender quando for tarde demais. Eu acho que a natureza consegue se salvar sozinha sim, mas para isso vai ter que eliminar o homem e toda a sua história do planeta. O domínio dos grandes répteis na Terra foi finalizado por questões naturais para que tudo fosse recomeçado, completando mais um ciclo. Será que o ser humano vai ser a espécie que vai acabar com esse ciclo tão cedo assim?

    Um grande abraço, Marcão.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pelo apoio Thom!
    Sei que tenho você ao meu lado na luta para salvar a natureza! Grande companheiro!
    Abraço

    ResponderExcluir