Quem sou eu

Minha foto
Sou amante dos animais e da natureza. Busco um caminho além das fronteiras impostas pelo homem. Procuro um meio de conhecer mais, aventurando e convivendo com esse universo além do ser humano, o mundo dos animais e das plantas, aonde existe vida. Acima de tudo este projeto foi criado para conscientizar as pessoas, mostrando muitos desses maravilhosos animais, fazendo-as compreender sua beleza e sua importância para o meio ambiente e para nós, humanos. Também temos como objetivo falar sobre todos os aspectos relacionados ao meio ambiente e a sustentabilidade. Lembrando que cada um de nós precisa fazer sua parte, para que possamos viver em um mundo sustentável. Qualquer dúvida é só entrar em contato! Marcus Farah.

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Fitorremediação

Nós, do segundo período de Engenharia Ambiental e Sanitária do Centro Universitário SENAC estamos tratando água de esgoto com plantas, procedimento conhecido como ''fitorremediação''. A fitorremediação é a utilização de plantas, para controlar a poluição de solos, águas e do ar. 

O que acontece é que as plantas absorvem os poluentes através de sua raíz, diminuindo assim, a contaminação da água.
Cada um dos tanques abaixo, possui água tratada misturada com 15% ou 30% (depende do tanque) de água de esgoto doméstico. O nosso objetivo é utilizar aguapés e alfaces d'água (plantas biorremediadoras), para tratar essa água, e ver qual das duas plantas é a mais eficiente para este processo. 




As plantas escolhidas devem conter uma boa capacidade de absorção, ser perenes, ter um sistema radicular profundo, ter a capacidade de se desenvolver bem em vários ambientes. Um ponto que deve ser ressaltado é que os poluentes são absorvidos pela raiz, e uma vez absorvidos, os mesmos ficam retidos na raiz, no caule e na folha, sendo assim, os mesmos podem ser transformados em uma substancias menos contaminantes ou até mesmo sendo eliminados pela fotossíntese.

Abaixo estão o aguapé (a esquerda) e o alface d'água (a direita).


Este é um processo com resultados a longo prazo, porém, toda semana, até o final do semestre, faremos as análises físico-químicas da água dos tanques e acompanharemos o crescimento das plantas, para saber se há melhoras significativas. A água não estará totalmente pura, até o final do ano, para isso, seria necessário mais tempo, porém, nossa espectativa é que ela esteja bem mais limpa do que está agora.

Este é um processo eficiente e natural, para o tratamento de água! Espero que tenham gostado, e continuem nos acompanhando!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário