Gir: é uma vaca leiteira de baixa produtividade, sendo a mais dócil do grupo do zebu, criada também para corte. Como leiteira sua produtividade é baixa de até 10 litros de leite por dia.
Holandesa: é uma vaca estritamente leiteira e dócil, chega a produzir até 150 litros de leite por dia, porém é um animal difícil de se criar devido ao uso de confinamento e restrições de manuseio, o que gera um alto custo.
Girolanda: é o cruzamento entre a gir e a holandesa, preferida dos médios e pequenos produtores de leite. É uma vaca leiteira de boa rusticidade. Chega a produzir até 30 a 40 litros de leite por dia, dependendo do tipo de pastagem e de silagem.
A produção de leite no Brasil varia muito no que se refere a região. Um dos motivos é o relevo; não se pode esquecer do produtor que busca no leite uma forma de sustento. Os produtores de baixa e media produção encontram na girolanda uma rentabilidade muito próxima da sua realidade. É um assunto muito legal e são poucas as pessoas que vivenciam este assunto... Parabéns pelo trabalho
ResponderExcluirVerdade, são poucas as pessoas que vivenciam esse assunto. Você é uma delas pai e obrigado por partilhar esse seu conhecimento comigo! Obrigado por toda a ajuda e apoio que me da! Sem você, esse trabalho não seria possível!
ResponderExcluirConhecedor exímio de todos as raças e utilizações, Robert, nosso guia do gado! Manda muito!
ResponderExcluir