Quem sou eu

Minha foto
Sou amante dos animais e da natureza. Busco um caminho além das fronteiras impostas pelo homem. Procuro um meio de conhecer mais, aventurando e convivendo com esse universo além do ser humano, o mundo dos animais e das plantas, aonde existe vida. Acima de tudo este projeto foi criado para conscientizar as pessoas, mostrando muitos desses maravilhosos animais, fazendo-as compreender sua beleza e sua importância para o meio ambiente e para nós, humanos. Também temos como objetivo falar sobre todos os aspectos relacionados ao meio ambiente e a sustentabilidade. Lembrando que cada um de nós precisa fazer sua parte, para que possamos viver em um mundo sustentável. Qualquer dúvida é só entrar em contato! Marcus Farah.

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Larva de Libélula

Esta é uma parte do laguinho da faculdade, onde coletamos alguns exemplares de aguapés e alfaces d'água, para utiliza-los no processo de biorremediação, ou fitorremediação (com plantas). Foi desse lago que veio a ninfa (larva da libélula) mostrada no vídeo, e foi onde eu a soltei, após a filmagem.


Falaremos sobre a fitorremediação (utilização de plantas para controlar a poluição de solos, águas e do ar) nas próximas postagens. Hoje o foco é na larva de libélula que encontramos durante esse trabalho de fitorremediação! A libélula foi encontrada enquanto limpávamos os alfaces d'água!



Uma libélula pode viver até quatro anos, mas o período da fase adulta é muito curto. A libélula passa por três fases durante sua vida, o ovo, a ninfa (mostrada no vídeo) e o adulto. A ninfa é o estágio mais duradouro da vida desse inseto.

Após a cópula, os ovos são depositados na água ou em uma planta aquática. Após os ovos eclodirem, a larva já é uma ninfa. As ninfas não possuem asas, vivem na água e comem qualquer animal menor que elas, sendo larvas de peixes, girinos, larvas de mosquitos, etc.

Quando a ninfa está pronta para passar para o estágio adulto, ela sai da água para efetuar a metamorfose. Escala um caule de uma planta que esteja perto, aderindo seu exoesqueleto ao caule, até que o adulto resolva emergir. Durante essa fase, ela não se alimenta e não se mexe. Após emergir, deixando o corpo antigo para trás (a pele da ninfa, abandonada é chamada de ''exúvia''), a libélula espera até que suas asas se sequem e depois sai à procura de alimento e de um companheiro. A libélula já adulta, vive aproximadamente uns dois meses.

Como não consegui nenhuma foto, pesquisei uma imagem desse inseto, para mostrar pra vocês!

Imagem da ninfa:
Fonte da foto: http://diariodebiologia.com/2010/04/o-ciclo-de-vida-impressionante-da-libelula/

Agradecimentos:

Gostaria de agradecer aos colegas Guilherme, por fazer a filmagem para mim e à Giuliana, por encontrar a ninfa!
  
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário