Quem sou eu

Minha foto
Sou amante dos animais e da natureza. Busco um caminho além das fronteiras impostas pelo homem. Procuro um meio de conhecer mais, aventurando e convivendo com esse universo além do ser humano, o mundo dos animais e das plantas, aonde existe vida. Acima de tudo este projeto foi criado para conscientizar as pessoas, mostrando muitos desses maravilhosos animais, fazendo-as compreender sua beleza e sua importância para o meio ambiente e para nós, humanos. Também temos como objetivo falar sobre todos os aspectos relacionados ao meio ambiente e a sustentabilidade. Lembrando que cada um de nós precisa fazer sua parte, para que possamos viver em um mundo sustentável. Qualquer dúvida é só entrar em contato! Marcus Farah.

domingo, 23 de setembro de 2012

Mirassol

Vamos encerrar esse domingo falando de uma viagem que fizamos à cidade de Mirassol, no interior paulista! Fizemos essa viagem no mês de maio e ficamos apenas três dias, mas deu para fazer alguns registros. Já estava na hora de falarmos sobre ela, não é? Então vamos lá!

No primeiro dia já avistamos este quiriquiri, à beira da estrada. 
Esse falcão é uma das menores aves de rapina do Brasil, podendo medir cerca de 27 cm e e pesar por volta de 140 g. Como outras aves de rapina, alimenta-se de pequenos animais, como lagartos, grandes insetos, roedores, pequenas cobras e aves menores. Normalmente captura e mata a presa ainda no solo, depois, carrega o alimento até seu poleiro (lugar onde a ave dorme, descansa). Seu ninho fica localizado em buracos de árvores, barrancos ou cupinzeiros. A fêmea põe cerca de 4 ovos que chocam por cerca de 30 dias, e após mais 30 dias, os filhotes já conseguem voar.
É uma ave que gosta de áreas abertas, vivem am áreas semi-urbanizadas e ambientes abertos, campos e cerrados. Possui hábitos diurnos, mais ativo na  época de reprodução.
 

 No mesmo dia e bem perto do local em que encontramos o quiriquiri, encontramos esse gavião-caboclo, ave que pode ser encontrada em quase todo o território brasileiro, com excessão de áreas densamente florestadas, prefere áreas abertas, como campos e cerrados. É encontrado também em manguezais, onde se alimenta de carangueijos.


Essas árvores que vocês estão vendo abaixo, são seringueiras, cujo nome científico é Hevea brasiliensis. A madeira desta árvore é branca e leve, e seu látex é utilizado para se fabricar a borracha. Seu fruto, localizado em uma cápsula com sementes ricas em óleo, serve de matéria prima para tintas, resinas e vernizes.
Essa árvore é nativa da Bacia Hidrográfica do Rio Amazonas, e existia apenas lá, porém foi introduzida na Bahia, no começo do século XX, e depois pelo resto do Brasil e em alguns países do mundo.


A secreção esbranquiçada abaixo é o látex, utilizado para a produção de borracha. O látex é produzido por algumas plantas, no caso, a seringueira. O látex também pode ser utilizado para se fabricar outros materiais, como preservativos.


 Mais uma vez encontramos o anu-branco! Só que dessa vez, não foi em Minas Gerais, e sim, em Mirassol, o que não é surpresa, pois essa ave ocorre em quase todo o território brasileiro. Esse grupo foi encontrado em meio à um canavial e não fugiram, ao nos aproximarmos, o que permitiu bons registros.


Confiram mais algumas fotos da viagem, clicando aqui!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário